Física, perguntado por micaelsantosnunes7, 8 meses atrás

Descreva a evolução dos estudos sobre eletricidade em uma linha de tempo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolasdark
37

Resposta:

Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro). Através de tais observações, ele chegou ao conceito de existência de materiais que conduzem a eletricidade com maior e menor eficácia, e os denominou como condutores e isolantes elétricos. Com isso, Gray viu a possibilidade de canalizar a eletricidade e levá-la de um corpo a outro.

O químico francês Charles Dufay também contribuiu enormemente para a aprimoração dos estudos da eletricidade, quando, em 1733, propôs a existência de dois tipos de eletricidade, a vítrea e a resinosa, que fomentaram a hipótese de existência de fluidos elétricos.

Explicação:

Respondido por yohannab26
28

 Os estudos sistemáticos e aprofundados sobre a eletricidade surgiram em meados do século XVI  e até o momento têm-se aprimorada as formas de uso, transmissão dessa fonte energética.

 Linha do tempo:

  • Tales de Mileto (Grécia)

⇒ Esse grande filósofo observou o processo de eletrização dos objetos pela primeira vez. Essa análise baseou-se em atritar um objeto a outro, eletrizando-os e causando o fenômeno de atração. Tales usou uma pedra de âmbar (resina fóssil petrificada) e um couro de animal, percebendo que atraia outros corpos materiais.

  •  Willian Gilbert (Inglaterra)

⇒ O responsável pela descoberta dos polos magnéticos, força elétrica e resistência foi o físico Gilbert. Foi nesse momento, final do século XVI, que a palavra eletricidade tornou-se corriqueira.

  • Benjamin Franklin (EUA)

⇒ A descoberta da existência de cargas positivas e negativas em raios foi de responsabilidade do político e cientista Benjamin Franklin.

  • Luigi Galvani (Itália)

⇒ Percebeu que ao encostar objetos metálico em nervos de seres vivos ocorria um movimento involuntário. Seu estudo de bioeletricidade (fenômenos elétricos associados aos seres vivos) concluiu, erroneamente, que os músculos eram fonte de origem da corrente elétrica.

  • Alessandro Volta (Itália)

⇒ Estudava que a corrente elétrica provinha dos metais. Volta comprovou experimentalmente que a eletricidade poderia ser gerada quimicamente, a partir desse avanço, Alessando Volta inventou a pilha voltaica.  

  • Michael Faraday (Inglaterra)

⇒ Foi um dos primeiros cientista a estudarem a eletricidade e o magnetismo. Responsável pela formulação da Gaiola de Faraday.

  • Thomas Edison (EUA)

⇒ O famoso criador da lâmpada elétrica florescente, marcou a humanidade com sua descoberta e criação. O objeto era responsável por transformar energia elétrica em energia térmica e energia luminosa.

  • Nikola Tesla (Croácia)

⇒ Fundador das maiores contribuições revolucionárias nos campos da eletricidade, Tesla deixou seu legado com a descoberta da correte alternada, esta responsável pela distribuição de energia em larga escala.

Para mais informações, acesse:

Gaiola de Faraday: https://brainly.com.br/tarefa/14969175

Anexos:
Perguntas interessantes