Artes, perguntado por Marcela18mar, 10 meses atrás

Descreva a evolução do rádio e suas características.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariapraxedes60453
2

Muito mais que uma simples transmissão de voz, a invenção do rádio fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas.

Foi Guglielmo Marconi (1874 — 1937), físico e inventor italiano, que desenvolveu a tecnologia de transmissão de voz sem fios.

Marconi realizou, em 1895, o primeiro teste de transmissão de sinais sonoros, tendo sucesso em seus experimentos. Para fundamentar sua pesquisa, ele utilizou basicamente os estudos sobre ondas electromagnéticas que poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell.

No Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil e o então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro

Este “mais recente” equipamento de comunicação da época encantou e mudou a vida das pessoas, que passavam a organizar seus horários para assistir novelas e programas de auditório. A família reunia-se em torno do aparelho e compartilhavam emoções.

Os anos 30 foram marcados também pelo impacto e pela inovação, criou-se a Voz do Brasil pelo departamento de propaganda e difusão cultural do Governo, aparecem os programas de auditório e os primeiros radiojornais

A partir dos anos 40 a Rádio Nacional passou a fazer parte do patrimônio nacional. Esta emissora se tornou líder de audiência graças as rádio novelas, o Repórter Esso e programas de auditório, que conquistaram o público.

Na década de 50 é marcada por inovações tecnológicas, como equipamentos menores e mais leves, que poderiam ser levados de um lado para o outro. É a fase do rádio portátil , que amplia a ideia do rádio como simulação do diálogo direto com o ouvinte, a partir do momento que o consumo deixa de ser feito em grupo.

Nos anos 60 começaram a funcionar as rádios de frequência modulada , as FM’s , que são canais abertos dedicados a música que se caracterizavam por ter um formato de show, no qual os programas usam o diálogo com o público e eram segmentados, atendendo diversos gostos distintos dos ouvintes.

A partir de 1970 as inovações são percebidas pela modificação dos aparelhos, que começaram a ser comercializados em dispositivos híbridos que conjugavam inicialmente rádio e toca-discos e depois rádio, toca-discos e toca-fitas, o popular “três em um”. A tecnologia que permitiam a gravação em fitas cassete de programas ou músicas veiculadas no rádio.

Perguntas interessantes