Descreva a divisão dos poderes estabelecida pela Constituição de 1824 e explique como o processo de elaboração dessa Constituição instaurou uma crise envolvendo o imperador e as elites brasileiras.
Por favor, preciso disso pra minha lição, se alguém conseguir tirar um tempinho pra responder ficarei grata!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A nossa primeira constituição foi promulgada em 25 de março de 1824 e continha algumas características que levaram ao descontentamento de vários no Brasil.
Como característica, a constituição criava um novo poder, chamado de Poder Moderador, que dava balizas para o imperador interferir nos outros poderes: Legislativo, Judiciário e o próprio Executivo.
Não somente esse fato, mas a constituição foi feita de modo diferente. Quando ocorre a assembleia constituinte em 1823, havia discordâncias entre a assembleia que queria um poder mais moderado ao imperador, e o próprio Dom Pedro I que queria mais poder para si. Essa discussão levou ao dissolvimento da assembleia, a demissão de José Bonifácio, ministro na época, e a elaboração da constituição vinda através do imperador para o povo.
Em reflexo disso, no mesmo ano em Julho, ocorre a Confederação do Equador que criticava o autoritarismo de Dom Pedro I na criação desse Poder Moderador.
Você pode achar o que dispunha esse novo poder entre os artigos 98 ao 101 dessa mesma constituição.