descreva a divisão celular meiose?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ela é formada por duas etapas: meiose I e meiose II.
Explicação:
Tudo começa na intérfase, onde o DNA é duplicado, antes mesmo da meiose acontecer. Então, começa o processo da meiose I.
A meiose I é dividida em 4 fases: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I.
A prófase I é subdividida em 5 fases: Leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese (caso queira um jeito simples de decorar a ordem, pense na frase: linda zebra pastando durante o dia).
Leptóteno - Os centríolos são separados.
Zigóteno - Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos.
Paquíteno - Fase mais importante da meiose, onde ocorre o crossing-over, ou seja, os cromossomos homólogos trocam a ponta de suas "perninhas" um com o outro.
Diplóteno - Ocorre a formação dos quiasmas, que é tipo um X que as "perninhas" dos cromossomos fazem, terminando o crossing-over.
Diacinese - Os quiasmas são desmanchados.
Logo após a prófase I, vem a metáfase I, onde os cromossomos se alinham no meio da célula (placa equatorial). Na anáfase I, as fibras do fuso se ligam aos cromossomos, puxando-os para polos opostos da célula. Na telófase I, o envoltório nuclear reaparece e os cromossomos se desespiralizam, além de ocorrer a citocinese para a divisão de 1 célula 2n para uma n.
A meiose II é extremamente parecida com a mitose. Na prófase II, os cromossomos se condensam, o envoltório nuclear some e as fibras do fuso são formadas. Na metáfase II, os cromossomos se alinham na placa equatorial. Na anáfase II, as fibras do fuso se ligam aos centrômeros dos cromossomos e separam as cromátides-irmãs, levando-as para polos opostos. Na telófase II, os cromossomos se descondensam, o envoltório nuclear reaparece, as fibras do fuso desaparecem e ocorre a citocinese. Assim, são formadas 4 células, cada uma com 23 cromossomos.