Filosofia, perguntado por carolynneesteves, 9 meses atrás

descreva a diferença de visão da morte entre católicos e ateus​

Soluções para a tarefa

Respondido por taki67
9

Resposta:

Olá! Tudo bem? Irei explicar :)

A visão da morte: Católicos

A morte para os católicos significa caminhar ao encontro da eternidade. Para quem pratica a religião, a vida não é tirada, mas transformada. "É uma perspectiva extraordinária, mas meditamos pouco sobre isso. Os grandes homens e mulheres de fé contemplaram muito essa realidade, e por isso ansiavam pela eternidade. Eles caminhavam ao encontro da morte de maneira tranquila e serena", comenta Dom Leonardo, padre há 40 anos.

Após a morte, o homem não é mais submetido ao tempo e ao espaço, diz Steiner. Dentro desse mistério, o céu e o inferno não são lugares geográficos, mas "estados". "O céu é a participação plena de Deus, enquanto o inferno é o distanciamento. É como se o inferno significasse não participar mais do amor de Deus. Até gostaríamos de ser amados, mas agora não há mais essa possibilidade."

A chegada da morte para um ente querido é difícil, e a separação nem sempre é tranquila, mas o padre lembra que é necessário acolher a finitude da vida. "Ao meditar sobre a morte, a nossa existência ganha um outro sentido, nos ajuda a perceber que a grandeza não está nas nossas mãos. Tudo se esvai, mas, de repente, começamos a perceber que ali (na morte) há outra grandeza", finaliza.

A visão de morte: Ateu

Outra diferença entre as pessoas religiosas e os ateus é a maneira como encaram a morte. As pessoas religiosas costumam acreditar que, após a morte do corpo, a mente ou a alma de quem morreu continua a viver. Se a pessoa foi boa em vida, sua alma irá descansar em lugar de paz, conhecido como Céu, ou Paraíso. Se ela não foi boa em vida, sua alma será castigada em um lugar de sofrimento, normalmente chamado de Inferno. Algumas religiões acreditam na reencarnação, ou seja, no retorno de uma mesma alma à terra. Para os ateus, porém, a morte do corpo assinala o fim definitivo. Eles acreditam que não existe mais nada além desta vida.

Uma doutrina próxima ao ateísmo é o agnosticismo. Os agnósticos geralmente não praticam nenhuma religião, porém não têm absoluta certeza de que Deus não existe. Para eles, provar que Deus não existe é tão difícil quanto provar que ele existe.

Explicação:

Espero ter ajudado!! :))

Perguntas interessantes