Descreva a ascensão de M ussolini ao poder na Itália e as principais características do regime fascista im plem entado por ele.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
O facismo italiano foi um movimento político (mas também sistema político) estabelecido por Benito Mussolini, no ano de 1922, baseado na supremacia nacional, racial e do Estado italiano sobre os valores de cada indivíduo. O Estado pretere ao individual, sendo caracterizado por um governo autoritário na figura de um ditador.
Com a unificação territorial no fim do século XIX, o início do século XX foi marcado por profunda crise econômica e cultural, pois o papado resistia em submeter-se ao governo italiano e as províncias locais recusavam-se a adotar uma língua unificada. A elite capitalista preocupava-se também com a ascensão da ideologia comunista entre os italianos, dada a precária modernização e diferenças econômicas.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Itália, um dos países vencedores, pretendia receber territórios que lhe foram prometidos, mas teve suas ambições frustradas, o que gerou ódio da população contra a Itália e a França. Nesse cenário, Benito Mussolini, líder do Fascio de Combate, prometeu trazer a glória do Império Romano de volta para a Itália, chegando ao poder em 1922.
Espero ter ajudado!