História, perguntado por spyzaaum, 6 meses atrás

Descontente com o projeto de Constituição que estava sendo elaborado, D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte e nomeou uma comissão de políticos para elaborar outra Constituição, de acordo com as suas instruções. Explique como ficou a questão:
a) do voto.
b) da divisão de poderes.
c) da autoridade do imperador.

Soluções para a tarefa

Respondido por izacolombi2004
14

Resposta:

Explicação:

a) O  voto era censitário e masculino , ou seja , baseado na quantidade de renda daquele que estava votando.

b) Havia 4 poderes: EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E MODERADOR.

c)  adição de um novo poder o poder moderador que seria exclusivo ao imperador e poderia governar acima dos outros poderes portanto sendo uma autoridade máxima.


toxiczinn: VLW KRYY AJUDO DMSS
Respondido por Suzi072022
1

A Constituição de 1824 foi redigida por dez pessoas nomeadas por D. Pedro I após o fechamento da Assembleia Constituinte, em 1823. Em 25 de março de 1824, o Imperador outorgou a Carta de Leis que defendia a Monarquia Hereditária e a centralização de poder. Dessa forma, as respostas são:

A) O voto adquiriu o caráter censitário, e o critério se relacionava à quantidade de alqueires de mandioca que o cidadão possuía. Aqueles que comprovassem ter de 500 a mil alqueires em suas posses poderiam votar, o que limitava a participação popular.

B) Os poderes criados se baseavam na teoria política de Montesquieu, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e um outro que contradizia os três anteriores, que era o Poder Moderador.

C) O Poder Moderador era exercido apenas pelo imperador e centralizava todas as decisões em suas mãos, podendo nomear e destituir representantes políticos, presidentes de províncias, dissolver o Congresso, entre outros.

Primeiro Reinado

  • 1822 - Independência do Brasil e início do Primeiro Reinado, ainda que o primeiro país a reconhecer a emancipação tenha sido os Estados Unidos apenas em 1824.
  • 1823 - Abertura da Assembleia Constituinte, que foi fechada em novembro do mesmo ano, após a Noite da Agonia.
  • 1824 - outorga da primeira Constituição brasileira, que adotou a Monarquia Hereditária.
  • Instabilidade política, exemplificada pela Confederação do Equador, em 1824, e pela Questão Cisplatina, entre 1825 e 1828.
  • 1831 - Abdicação, Noite das Garrafadas e o problema de sucessão no trono português.

Sobre o Primeiro Reinado, confira: https://brainly.com.br/tarefa/32472775

#SPJ2

Perguntas interessantes