Desconstruir para compreender: Os quatro mendigosRumiQuatro mendigos receberam uma moeda de um passante:- Tomem essa moeda e comprem o que acharem melhor!Um dos quatro, que era persa, disse:- Eu sei o que iremos fazer. Compraremos um angour.Outro, que era árabe, disse: - Não! Nada de angour. Eu quero ineb.Outro, que era grego, disse:Nem angour, nem ineb. Vamos comprar istafil.O último, que era turco, disse:O que eu quero é uzum.Uma discussão sem sentido instalou-se entre os quatro, pois eles ignoravam o que significava o que cada um queria. Se um sábio estivesse por perto, teria dito:Com essa moeda, vocês podem satisfazer sua vontade. Para vocês, cada palavra é uma fonte de conflito. Mas, para mim, cada palavra é um guia para a união. Vocês todos, sem perceber, querem a mesma coisa: uva!A atividade de desconstrução e reconstrução caracteriza os primeiros passos de quem começa a filosofar. I - Faltava cuidado na comunicação entre eles. II - A filosofia busca esclarecer o significado ou o sentido daquilo que está por trás das respostas e das próprias perguntas. III -Eles não se entendem porque cada um, mesmo querendo ser compreendido pelos outros, adota um modo problemático de falar. (Os quatro empregavam uma língua comum, porém, ao se referir a uva, usavam a língua materna) IV - A filosofia não tem nada a ver com o conto. V - Os quatro mendigos discordavam sem realmente entender o que cada um dizia. Estão corretas as afirmativas: *
1 ponto
I e II
III, IV e V
I, II, III e V
I, IV e V
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Sobre a história dos quatro mendigos, a resposta certa é a:
I, IV e V
Isso porque o conto explora o quesito da comunicação entre as pessoas e como é fundamental que haja a compreensão para a construção do conhecimento.
Veja que os mendigos possuem um problema de comunicação na medida em que eles não compreendem o significado do que um fala ao outro o que faz com que não haja a construção de sentido entre as partes.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes