Descobertas sobre a presença humana na América
Em 1999, o arqueólogo brasileiro Walter Neves revelou ao mundo o fóssil mais antigo de toda a América; tratava-se do crânio de uma mulher que viveu há cerca de 11.500 anos! Os arqueólogos a batizaram de Luzia. Conforme nos conta Walter Neves, Luzia foi descoberta em 1975 por uma missão franco-brasileira (com pesquisadores franceses e brasileiros) coordenada pela arqueóloga Annete Laming Emperaire, que morreu precocemente sem divulgar o achado. Walter Neves retomou a pesquisa de Annete e sua equipe e divulgou o extraordinário achado em 1999.
Cientistas ingleses reconstituíram a fisionomia de Luzia e, surpresos, descobriram que suas feições se assemelhavam às dos nativos da África e da Austrália: olhos arredondados, nariz largo e lábios volumosos. Recentemente, com base em materiais inéditos de Lagoa Santa (MG), Walter Neves descobriu também que as características cranianas do povo de Luzia eram semelhantes às dos africanos e australianos. Para ele, então, o povo de Luzia entrou na América antes dos grupos com feições asiáticas que deram origem aos indígenas atuais.
Quando os primeiros seres humanos aqui chegaram, as características das terras onde hoje é o Brasil eram muito diferentes das atuais: predominavam campos de vegetação baixa, um clima seco e frio com invernos rigorosos. Os humanos que aqui viviam davam grande importância ao fogo. Eles faziam grandes fogueiras para aquecer seus corpos, cozinhar e afugentar animais perigosos.
Nessas terras viviam também mamíferos enormes, como o mastodonte, a preguiça-gigante e o tigre- dentes –de- sabre. Por volta de 9500 A.C. , alguns desses grandes mamíferos como o mastodonte desapareceram sem deixar parentes. Já a preguiça-gigante tem parentesco com os bichos-preguiça da nossa fauna atual.
Os primeiros habitantes do Brasil eram caçadores e coletores: viviam da caça de animais pequenos, como os veados e as ema, e da coleta de frutos, como a castanha e o pinhão. Entre eles estavam o Povo da Lagoa Santa (MG), o Povo de Umbu (também conhecido como povo da flecha) e o Povo dos Sambaquis.
Respondas às questões de acordo com o texto acima:
a)Em qual país fora achado o fóssil mais antigo de toda a América? Como os cientistas o chamaram? Há quanto tempo atrás viveu? ALGUÉM me ajuda estou com muita dificuldades
f45398572:
oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson, um americano antropólogo e curador do museu de Cleveland de História Natural e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia quando uma equipe de arqueólogos fazia escavações.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás