Descartes procurou sistematizar seu pensamento através de um método eficaz a partir do qual seria possível conhecer. Sobre Descartes assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
a. A única certeza que tinha era a ausência de dúvidas.
b. Era empirista convicto.
c. Criou um método para encontrar a verdade.
d. Não tinha metodologia em suas pesquisas.
e. A fé norteava suas investigações
Soluções para a tarefa
Olá,
Alternativa correta: c. criou um método para encontrar a verdade.
Descartes lançou as bases do racionalismo, como método de investigação de uma verdade, acreditava na verdade absoluta e incontestável, e para fundamentar este conhecimento, desenvolveu um método de pensamento, conhecido como "Dúvida Metódica" ou "Dúvida Hiperbólica", quando é preciso duvidar de tudo para se chegar ao indubitável ou o que não é possível duvidar.
Dividiu o método de aquisição de conhecimento humano em dois modos: 1.o que se apreende pelos 5 sentidos físicos; 2. o que se utiliza do discurso lógico, a razão.
Descartes percebeu que é possível duvidar do que aprendemos pelos sentidos, afinal os sentidos podem nos enganar e nem tudo é o que parece ser. Através da lógica, pela razão, podemos supor que algo não existe, porém, não quer dizer que seja impossível de existir. Descartes chega a conclusão que só é possível então, duvidar de tudo. Mas aí é que reside o princípio da racionalidade: se duvidamos de tudo, e essa dúvida é um pensamento, e se estamos pensando, então existimos, pois não haveria pensamento sem a existência. Eis aí uma verdade absoluta: penso, logo existo!