Descartes é chamado de o pai da filosofia moderna, porque diversos dos problemas e temas centrais da filosofia pós-renascentista aparecem primeiramente na sua obra: de modo mais fundamental a insistência em começar com questões sobre o conhecimento em vez de questões sobre a realidade. Como podemos perceber, a razão é o elemento central da filosofia cartesiana.
Seu desafio será estabelecer uma relação entre duas considerações de Descartes e posteriormente desenvolver uma breve explicação da relação entre estes conceitos.
Como pode a dúvida nos levar ao conhecimento sobre algo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Para o filósofo francês todo raciocínio tem como ponto inicial a indagação.
É a dúvida que move a nossa busca pelo conhecimento. Por exemplo, para saber o que é uma pedra e do que é feita tenho que primeiro indagar os elementos que a compõe, sua origem, seu formato, para assim afirmar o que ela de fato é. Portanto, a relação entre conhecimento e dúvida é que o primeiro é alcançado através de etapas geradas por dúvidas que temos a respeito de algo.ão:
Respondido por
1
Descartes, ao duvidar de tudo, duvidou, inclusive, de si mesmo, apropriando-se da DÚVIDA HIPERBÓLICA, isto é, dúvida exagerada.
O que é filosofia cartesiana?
- Descartes notou que a existência das coisas pressupõe o seu conhecimento prévio. Ele entendeu que se ele pensa, ele existe: "penso, logo existo".
- Se penso, eu existo. Assim, a única coisa que não posso duvidar é que eu penso, mas as experiências no mundo podem me enganar.
- Descartes torna-se símbolo do racionalismo moderno, racionalismo este que entende que as ideias já existem e que devemos confiar somente na faculdade da razão.
Saiba mais sobre Descartes em: brainly.com.br/tarefa/16761894
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás