Descartes afirmou que há Três tipos de ideias: as ideias Inatas, as ideias Adventicias é as ideias Factivias ou da Imaginação. Utilizando Exemplos Práticos Quais As diferenças Entre elas?
Soluções para a tarefa
Boa noite!!!!
Descartes ao propor a dúvida metódica, dúvida de tudo, até mesmo da própria existência. Pois se duvida, pensa e se pensa logo existe.
Então, as ideias factícias e adventícias estarão sendo respectivamente às ideias relacionadas à experiência empírica e a criação a partir dessa mesma experiência.
Portanto, quando comemos um alimento como maçã estamos ali tendo ideia adventícia de sabor, que pode ter para alguém,por exemplo gosto azedo e para outra doce.
Isso é subjetivo; portanto, engana.
Já a factícia vem dos sentidos, mas se cria algo como unicórnios, cavalos alados.
Deixei por último as inatas,pois são as mais importantes, já que são as verdadeiras,por serem imanentes ao ser- verdadeiras- não precisando dá experiência.
Um exemplo de ideia inata dada por Descartes é Deus- para ele impessoal, não é o Deus cristão em si- e os conceitos matemáticos.
Então, fazer um cálculo já é usar a ideia inata, pois pense que existia antes de você, é eterno.
Enfim, de uma coisa se pode ter certeza: os sentidos enganam, por isso é preciso duvidar, mas de uma coisa não pode-se duvidar: Pelo método da dúvida, já se está duvidando.