Desafio Vamos ao desafio! Texto 1 A área de Arte que se está delineando neste documento visa destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem de Arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior. (PCN, 1998, p. 19) Texto 2 [...] Ao orientar os professores que trabalham com Arte, o PCN (BRASIL, 1997) apresenta direções, caminhos, conteúdos, linguagens e critérios de avaliação a fim de expandir as possibilidades para os profissionais de Educação Artística. [...] A utilização do computador em sala de aula "revolucionou" a educação e a maneira pela qual o aluno se relaciona com os conteúdos que lhe são apresentados. Esta prática não propicia unicamente uma mudança objetiva e uma nova maneira de realizar tarefas, mas ultrapassou sua dimensão de utilidade, gerando uma nova forma de relação do aluno com a escrita, uma nova forma de comunicação, de organização do pensamento e uma nova percepção do tempo e do espaço. (GOMES, NOGUEIRA, 2008, p 587) Diante dos textos apresentados, seu desafio é fazer uma análise crítica de, no máximo, 10 linhas, sobre o papel das novas tecnologias utilizadas no ensino de Arte nas escolas. Em sua crítica, discuta se essas novas tecnologias têm ajudado o professor em sua prática. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A inserção de novas tecnologias nas salas de aula tem gerado mais transtornos do que alegrias, segundo pesquisas. Apenas 4% das escolas estão com computadores devidamente instalados (G1, 2011), ligados à internet e com professores devidamente treinados.
Numa perspectiva positiva, pode-se dizer que a informática seria uma ótima ferramenta de apoio ao professor, já que possibilitaria o contato do aluno com outras realidades de expressão em tempo real, com dinamismo e praticidade.
Cabe às escolas definirem as políticas de acesso à internet. Já o professor, deve orientar o aluno e limitar os acessos para que este recurso não seja utilizado de forma errônea, uma vez que a navegação pode levá-lo a outras páginas que não apresentam relação com a aula. Trata-se de um projeto a longo prazo, mas que é possível de se executar.
Resposta:
A inserção de novas tecnologias nas salas de aula tem gerado mais transtornos do que alegrias, segundo pesquisas. Apenas 4% das escolas estão com computadores devidamente instalados (G1, 2011), ligados à internet e com professores devidamente treinados. Numa perspectiva positiva, pode-se dizer que a informática seria uma ótima ferramenta de apoio ao professor, já que possibilitaria o contato do aluno com outras realidades de expressão em tempo real, com dinamismo e praticidade.
Cabe às escolas definirem as políticas de acesso à internet. Já o professor, deve orientar o aluno e limitar os acessos para que este recurso não seja utilizado de forma errônea, uma vez que a navegação pode levá-lo a outras páginas que não apresentam relação com a aula. Trata-se de um projeto a longo prazo, mas que é possível de se executar
Explicação: