Desafio
Vamos agora a um desafio sobre o mercado de trabalho nos últimos anos no Brasil.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando as taxas de atividade e de desocupação da população. Informações que passam desde a procura por um trabalho, sobre a qualificação da mão de obra e outros requisitos exigidos pelas empresas, até, por fim, sobre as formas de inserção na economia, por tipo de atividade, padrões de rendimento e contribuição para a previdência.
Para resolver esse desafio, você deverá buscar, em fontes de pesquisas diversas, características gerais do perfil do novo trabalhador exigido pelo mercado de trabalho, destacando e comentando, em no máximo cinco a dez linhas, pelo menos três delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando as taxas de atividade e de desocupação da população. Informações que passam desde a procura por um trabalho, sobre a qualificação da mão de obra e outros requisitos exigidos pelas empresas, atExplicação:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando as taxas de atividade e de desocupação da população. Informações que passam desde a procura por um trabalho, sobre a qualificação da mão de obra e outros requisitos exigidos pelas empresas, at
Resposta:
Padrão de resposta esperado
As empresas buscam, basicamente em qualquer área, pessoas que sejam proativas, ou seja, antecipem-se às situações problemas, ou se for apresentar um problema ao chefe, que já levem alguma solução. As pessoas devem ter um bom relacionamento interpessoal, pois, qualquer área, seja lidando com clientes ou colegas de trabalho, essa habilidade é muito importante. Também uma que parece óbvia, é o conhecimento em informática, pois vivemos na era da informação, mas o mercado ainda padece pela falta de mão de obra com esse tipo de qualificação. O mundo do trabalha muda todos os dias, trazendo ou exigindo do trabalhador novas habilidades e qualificações. Portanto, temos que ficar atentos.
Explicação:
as principais características do novo perfil do trabalhador são:
Ser graduado e especialista (como MBA e pós-graduação) na área em que atua, além de fluência em um ou mais idiomas.
Pensar de forma estratégica, ter iniciativa, ser criativo e ter noções amplas de liderança;
Ter experiência no segmento em que atua;
Ter habilidade para trabalhar em equipe e ser produtivo;
Ter boa comunicação e se esforçar para estar atualizado em sua área de atuação;
Ter capacidade de planejamento, e utilizar isso em relação à sua própria carreira.