DESAFIO
Sabe-se que alteridade é, entre outras coisas, a capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, ser o outro propriamente dito. Ou seja, experimentar, sentir e vivenciar algo que permita o observador enxergar o mundo a partir da perspectiva do observado. Este é um exercício dinâmico e constante para os indivíduos.
Nesse sentido, escreva um texto crítico sobre o papel das escolas e dos professores destacando suas abordagens em relação aos problemas da alteridade, em sala de aula. Você deverá opinar sobre a possibilidade de as escolas e os professores da rede pública de ensino estarem preparados para abordar esta temática. Seu texto deverá conter, no máximo dez linhas. Consulte outras fontes de pesquisa para fundamentar sua produção textual.
Soluções para a tarefa
Resposta: As escolas e os professores da rede pública de ensino têm tido muitas dificuldades para desenvolver projetos em sala de aula, sobretudo, devido às novas dinâmicas sociais e inversões de valores sociais. São essas inversões de valores que têm colocado a questão da tolerância entre os indivíduos em conflito. Professores coagidos pelo medo, escolas depredadas etc. Contudo, apesar do cenário caótico do sistema nacional de ensino, ações isoladas podem ser desenvolvidas, incorporadas por professores em sala de aula e, aos poucos, podem ser compreendidas e assimiladas pelos alunos.
Explicação: A alteridade é uma construção elaborada pela sociedade e pela escola, sendo assim pode-se destacar a importância dos professores da rede publica trabalharem esse conteúdo de forma clara, uma vez que por meio deste a aceitação de novos imigrantes é abordada, seu estudo destrói e elimina preconceitos do presente e do futuro relacionados aos povos estrangeiros, a alteridade trabalha diversos assuntos que sem o conhecimento correto acabam sendo temas polêmicos que podem causar transtornos futuros as culturas externas. É importante entender que a cultura externa enriquece a interna.