Desafio
Por ter uma diversidade cultural vasta, muitas vezes é difícil explicar qual é a identidade brasileira. É comum que se olhe para o Brasil com um viés de miscigenação, evitando tentar encontrar uma unidade. Entretanto, o país se desenvolveu a ponto de criar suas próprias tradições e expressões, sendo possível reconhecer que existem manifestações autenticamente brasileiras.
Imagine que você precisa explicar a um estrangeiro como são as manifestações culturais no Brasil. Para isso, você terá que estabelecer um contexto, explicando como as manifestações aconteceram ao longo do tempo.
Liste uma obra de arte, uma obra de arquitetura e uma obra literária, as quais expressem o descobrimento da identidade cultural brasileira. Explique a sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os primeiros registros da arquitetura brasileira surgiram após a chegada dos portugueses. Antes disso, não existia muita documentação a respeito da arquitetura indígena local. A partir de então, muitas manifestações arquitetônicas foram pautadas pelas influências europeias. Apenas a partir da Semana de Arte Moderna de 1922 é que se começa a identificar e a valorizar uma arquitetura autenticamente brasileira.
Obra de arquitetura: Brasília, sua construção foi o ápice da identidade arquitetônica brasileira. Lá, foram construídos edifícios e uma cidade com o intuito de expressar claramente o que é o Brasil.
Obra literária: Manifesto Regionalista de Gilberto Freyre. O manifesto tem como objetivo contestar o modernismo que estava sendo desenvolvido na Região Sudeste. Gilberto Freyre enfatiza a importância das regiões como unidades de organização nacional e ressalta a importância da valorização das tradições regionais. Ainda, ressalta a vastidão do território e demonstra a diversidade de manifestações culturais.
Explicação:
Lucio Costa e Oscar Niemeyer foram personagens cruciais para a formação de uma arquitetura brasileira. Os dois desenvolveram projetos com características nacionais e que se destacavam no cenário arquitetônico mundial. A construção de Brasília, em 1960,foi o ápice deste nacionalismo. A cidade é a materialização do que significa a arquitetura moderna brasileira. A partir de então, esta ganhou características próprias muito claras e reconhecidas em todo o mundo.
Freyre traz como exemplo de contribuição à cultura brasileira os mocamos, aldeias de escravos O autor traz a representação de uma edificação econômica, de natureza regional, representada pela materialidade (madeira, palha, cipó e capim). Também defende a preservação da culinária como tradição. Seu texto é todo voltado para o nordeste, porém pode ser compreendido como uma consideração às diferenças regionais que existem em nosso país. Entretanto, o manifesto acaba tendo uma conotação contrária ao modernismo que surgia, apesar de não fazer essa referência específica.
Resposta:
Obra de arte: Abaporu, de Tarsila do Amaral ou Autorretrato, de Anita Malffati. As duas obras representam uma das primeiras obras com características modernistas de artistas brasileiras.
Obra arquitetônica: Casa modernista, de Gregori Warchavchik, pois representa uma das primeiras casas de características modernistas em solo brasileiro; ou Palácio Capanema, de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, pois é a síntese das características da arquitetura moderna brasileira.
Obra literária: Os sapos, de Manuel Bandeira, pois foi o poema de abertura da Semana de Arte Moderna de 1922; ou Manifesto regionalista, de Gilberto Freyre, pois foi a obra que reconheceu a diversidade cultural do Brasil.
Explicação:
padrão esperado