Desafio
O texto dramático contém elementos claros que o definem como tal. Um desses elementos é a organização por meio de diálogos. No entanto, isso, por si só, não define um texto dramático. O que está na essência do texto dramático?
A obra Teoria do medalhão (ASSIS, 2000, p. 74), de Machado de Assis, trata-se de uma interação entre pai e filho na noite em que este completa 21 anos. O pai, naturalmente, deseja aconselhá-lo.
Leia o trecho inicial:
– Estás com sono?
– Não, senhor.
– Nem eu; conversemos um pouco. Abre a janela. Que horas são?
– Onze.
– Saiu o último conviva do nosso modesto jantar. Com que, meu peralta, chegaste aos teus vinte e um anos. Há vinte e um anos, no dia 5 de agosto de 1854, vinhas tu à luz, um pirralho de nada, e estás homem, longos bigodes, alguns namoros...
– Papai...
– Não te ponhas com denguices, e falemos como dois amigos sérios. Fecha aquela porta; vou dizer-te coisas importantes. Senta-te e conversemos. Vinte e um anos, algumas apólices, um diploma, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indústria, no comércio, nas letras ou nas artes. Há infinitas carreiras diante de ti. Vinte e um anos, meu rapaz, formam apenas a primeira sílaba do nosso destino. Os mesmos Pitt e Napoleão, apesar de precoces, não foram tudo aos vinte e um anos. Mas qualquer que seja a profissão da tua escolha, o meu desejo é que te faças grande e ilustre, ou pelo menos notável, que te levantes acima da obscuridade comum. A vida, Janjão, é uma enorme loteria; os prêmios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra. Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante.
– Sim, senhor.
Imagine a seguinte situação: você recebeu um convite de um Centro Cultural da sua cidade que pretende fazer uma representação teatral da obra Teoria do Medalhão.
Tendo em vista que essa obra é um conto, responda:
1) A obra poderia também ser considerada uma peça de teatro? Justifique a resposta apresentando características dos dois gêneros.
2) Quais adaptações poderiam ser feitas para que o conto fosse encenado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tal como o texto dramático, o conto machadiano é organizado por meio de diálogos e não contém a figura do narrador. Isso não garante, porém, que se trate de uma obra dramática. Um primeiro ponto a ser percebido é que não há a intenção dramática, o propósito da encenação. Isso fica evidente pelo fato de não haver nenhuma orientação de cena (rubricas, apartes, descrição de cenário, divisão em cenas, indicação dos nomes das personagens). Também é possível notar que não há uma tensão no texto: não se cria uma expectativa sobre como a história vai acabar. Os diálogos tendem a expressar uma visão (sarcástica) do pai em relação à sociedade.
Pouco se sabe sobre as personagens para além de algumas suposições. Pode-se imaginar a cena, o local, os dois homens, mas não há nada de concreto para descrevê-los. Aliás, a própria representação do filho como simplório se dá por sua quase nula reação às falas do pai e pelos comentários do pai acerca dele (ou seja, sua interpretação pessoal sobre o filho).
Sobretudo, é na linguagem que se pode perceber fortemente a diferença entre o texto machadiano (conto) e o gênero dramático. Enquanto no texto dramático leva-se em consideração a palavra projetada na voz dos atores, no conto, a preocupação volta-se para o conteúdo, de caráter mais filosófico, nesse caso, na repetição de ideias e de exemplos nas divagações. O texto dramático requer um ritmo mais intenso. As palavras devem expressar ações, mudanças de estado, o que não ocorre no conto. Devem prever o gesto que as acompanha.
O propósito da linguagem no conto é expressar as ideias, mostrar a visão de mundo das personagens a partir do que elas narram, fazer refletir. No teatro também é possível a reflexão, mas esta não se desvincula da representação. As personagens apresentam as ações que as definem. No conto, essa apresentação passa pela mediação da narração (aqui ocupada pelas inferências do pai sobre o mundo).
2) A saída mais "fácil" seria propor o trabalho com um texto dramático que já contenha em sua estrutura a previsão do que será encenado. E o próprio Machado de Assis tem ótimas opções.
É possível trabalhar o conto Teoria do medalhão, porém terão que ser feitas algumas adaptações. Um ponto positivo é que os diálogos já estão prontos. Faltará incluir, apenas, as orientações de cena, que vão ajudar o diretor da peça a pensar como esses diálogos podem ganhar vida no corpo dos atores e como suas ações podem ajudar a significar o sentido das falas das personagens.
Terá que se prever, por exemplo, como é o espaço onde as personagens se encontram, suas roupas, os movimentos que farão ao dizerem suas falas, o tom da fala (irônico, sarcástico, risonho, melancólico, e assim por diante).
O texto dramático já é escrito considerando a ação final da encenação. Um texto literário qualquer, como um conto, por exemplo, também pode se torna uma peça teatral. O fato é que haverá um esforço maior para adaptá-lo ao contexto da encenação.
Explicação: