Pedagogia, perguntado por isabelsouzasouza2018, 11 meses atrás

DESAFIO O cotidiano das escolas se apresenta povoado de fatos e contradições que permeiam o ensinar e o aprender, interferindo na forma como os profissionais executam seu trabalho. Quase sempre escutamos que os psicólogos vêm se deparando com muitos impedimentos para desenvolver ações nas escolas, principalmente quando se trata da rede pública de ensino, em razão de sua amplitude e complexidade. Diante da demanda de resolução imediata de questões, qualquer proposição de pensar o que se passa nas salas de aula, nos conselhos de classe, nas reuniões com professores e familiares e nas atividades rotineiras implicadas com a formação pode gerar um olhar de descrédito, o que vem fomentando nos psicólogos a percepção da escola como uma instituição fechada a mudanças. Como acessar a dimensão de complexidade da escola, a qual não se constitui somente em um edifício, mas, sim, em um território existencial em que a diversidade de vínculos e de ações faz diferença, facultando múltiplas possibilidades? Como analisar as contradições presentes em uma escola que se propõe a ensinar ao mesmo tempo em que, objetivamente, nem sempre tem condições para cumprir tal tarefa? Tendo em vista as reflexões e questionamentos do fragmento acima: 1. Aponte a seguir três contribuições que as ciências psicológicas podem ofertar aos espaços escolares. 2. Em seguida, aponte uma crítica a respeito de como esse aporte teórico está sendo utilizado na Educação.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabbylions
12

Resposta: Padrão de resposta esperado

1. A psicologia da educação pode auxiliar na formação de educadores que poderão conhecer diferentes teorias que abarcam os mais variados aspectos, como o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo, a linguagem, a coordenação, entre outros.

Outro suporte oferecido pode ser na subárea Psicologia Educacional, em que esse profissional atua no acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem relacionados à motivação em comparação com o desempenho escolar.

Dentro da Psicologia, também há o profissional especializado em Psicologia escolar, num trabalho de aconselhamento e orientação de crianças com problemas emocionais e de aprendizagem na escola.

2. Apesar de reconhecermos o quanto as ciências psicológicas contribuem para questões relacionadas ao âmbito escolar, também levantamos uma crítica de como todo esse conhecimento construído está sendo utilizado de maneira que não se consiga aproveitar toda a sua potencialidade: em alguns momentos sendo trabalhado minimamente nos cursos de formação de professores e nos cursos superiores, ora sendo trabalhado de modo reducionista e singular, impondo determinado método sem a devida dimensão dos problemas que necessitam de suporte para serem solucionados.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
3

1 - A psicologia da educação atua objetivo auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, observando e buscando entender suas dificuldades prevenindo assim futuros maiores problemas.

Assim, a psicologia da educação desconstrói a hierarquia devido ao fato da projeção do conhecimento ser direcionada justamente visando a integração do conhecimento.

Sobre o papel do projeto pedagógico

2 - É importante quebrar os padrões tradicionais que existem no projeto educacional, para que o projeto pedagógico seja eficaz eles devem fornecem aos pais e a instituição escolar métodos inclusivos na promoção da educação, utilizando elementos como a formação continuada não só para os educadores quanto para a gestão escolar.

Sobre o projeto pedagógico:

https://brainly.com.br/tarefa/2555746

Anexos:
Perguntas interessantes