Desafio No ambiente virtual, você escreve sem monitorar sua escrita ou alguma vez você se preocupou com a tal "norma padrão"? É uma maneira gráfica de se conversar: você usa da língua escrita como se fosse falada! Fantástico! Por isso mesmo que surgiu o "internetês", língua escrita com cara de fala, que reúne novos códigos linguísticos e favorece estabelecer vínculos com pessoas virtualmente! Bom, justamente pensando nessa peculiaridade, proponho a você o seguinte desafio. Selecione duas conversas suas via chat ou aplicativos de mensagem. A primeira, com uma pessoa amiga, íntima; a segunda, com uma pessoa com a qual você não tenha intimidade, não tenha um vínculo de amizade (por exemplo, um chat de atendimento ao cliente, um fórum de discussão, uma conversa com seu chefe ou, ainda, um diálogo via intranet no seu ambiente de trabalho). Depois que você selecionou as duas conversas, observe-as. Preste atenção tanto na sua fala quanto na fala do seu interlocutor. Escreva um relato das diferenças que você percebe entre as duas conversas e destaque algumas palavras que evidenciem as diferenças observadas. Mãos à obra!
Soluções para a tarefa
Dentro de um ambiente virtual, ao utilizarmos um aplicativo de mensagens como exemplo, será possível identificar uma série de diferenças na forma de se expressar falando com amigos íntimos e pessoas mais distantes, pois o exercício do relacionamento causa esta mudança de postura, uma vez que os seres humanos desejam se conectar uns com os outros de modo a proporcionar resultado positivo na atração.
Como são os relacionamentos nos ambientes virtuais?
Apesar das linguagens diferentes e da utilização de ferramentas que encurtam as distâncias para se relacionar nos ambientes virtuais, a maneira que os relacionamentos acontecem acaba sendo a mesma, pois são considerados os mesmos aspectos.
Sendo assim, cada pessoa precisa identificar qual é o nível de intimidade que possui com a pessoa que deseja se conectar, bem como saber qual é a forma de comunicação da escrita que mais causará um impacto positivo, no sentido de se modelar ao que o outro também utiliza, para ao final obter um sucesso na aproximação.
Mais sobre ambientes virtuais:
https://brainly.com.br/tarefa/53371581
#SPJ2