Desafio Nas mídias, a África é mostrada quase sempre como uma grande savana habitada por animais raros ou como um continente castigado pela fome e pelas doenças, o que sugere uma visão estereotipada daquele continente e acaba por reforçar uma perspectiva eurocêntrica da História. Os alunos da educação básica, quando questionados sobre o que conhecem da África, reforçam esses estereótipos, associados ao atraso e ao subdesenvolvimento. Questionar essa visão pode ser um bom começo para desconstruir os mitos que pairam em torno da África e de sua história. É importante mencionar que o objetivo em sala de aula não é omitir ou ignorar a pobreza e as doenças que atingem o continente africano, mas relativizar imagens estereotipadas que o estigmatizam. Imagine que você está lecionando para alunos do 9º ano, trabalhando um conteúdo que trata do processo de descolonização da África. Para descontruir essa visão estereotipada que se tem da África, quais atividades e/ou trabalhos você iria propor para seus alunos e que aspectos da sociedade africana você destacaria para seus alunos pesquisarem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
Há várias formas para se trabalhar esse tema. A turma pode ser dividida em grupos, e cada grupo fica responsável por pesquisar aspectos da sociedade e cultura africana que merecem destaque.
Podem pesquisar as tecnologias desenvolvidas pelos africanos, verificando quais os maiores cientistas africanos do século XX e XXI; quais as cidades mais desenvolvidas da África, podendo aqui fazer um paralelo/comparação com cidades brasileiras; quais os maiores escritores, poetas, músicos, artistas africanos da atualidade e as contribuições dos africanos no campo das artes; quais os destaques africanos no esporte; entre outros aspectos.
Depois de realizada a pesquisa, os alunos podem elaborar um painel para ficar exposto em local de visibilidade da escola, para que as outras turmas também vejam esses aspectos da sociedade africana.
Resposta:
trabalhar em grupos de pesquisas, recortes, debates, comparação das culturas e das semelhanças, exposição das ideias encontradas.
Explicação: