Desafio
Leia o trecho a seguir, escrito pelo historiador José Bonifácio Alves da Silva:
"A tradicional seleção quadripartite da história, somada a uma temporalidade linear, nos leva a crer que a origem de quase todos os processos históricos está no ocidente branco e cristão. É essa noção particular de temporalidade pautada na ideia de linearidade com direção preestabelecida que ocupa o lugar do universal, permitindo a fixação hegemônica de um sentido de processo histórico (GABRIEL, 2015, p. 40), o qual, supostamente, deveria nos guiar no desenvolvimento da sociedade. Porém, outras articulações entre passado, presente e futuro são possíveis. Diferentes contatos culturais na história provocaram misturas, mas também alterações nas formas de conceber o tempo e os processos históricos que nos orientam."
Você é professor do primeiro ano do Ensino Médio com a temática de História Antiga.
a) Quais atividades você poderia desenvolver para promover uma história mais diversa e inclusiva?
b) De que forma você trabalharia, em sala de aula, uma narrativa histórica que não partisse da história europeia, mas da África ou da América?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Um exemplo de atividade é a divisão quadripartite da história e sua temporalidade linear, que foram desenvolvidas no contexto europeu do século XIX e atenderam a determinados objetivos daquela conjuntura. Entretanto, foram naturalizadas e estão presentes nos currículos, nos livros didáticos e nas aulas de história.
A partir das críticas a essa concepção eurocentrista da história, foram surgindo outros marcos temporais, outras referências espaciais, permitindo que os professores explorassem outras realidades que não corresponderiam a essa cronologia e a essa concepção temporal.
b) É possível trabalhar de forma sincrônica as sociedades africanas e americanas, suas concepções de história e de tempo, bem como pensar juntamente com os alunos que tipo de história haveria se, ao invés de centrar na Europa, considerassem os continentes africano ou americano como referenciais.
Explicação: confia no pai
Analisando o texto, podemos responder que a) é possível promover atividades que visem a pesquisa de eventos mundiais a partir de outros pontos de vista, como o de países africanos e asiáticos.
Já para a questão b) é também possível trabalhar uma narrativa histórica que venha de autores africanos e americanos, valorizando os pontos de vista dos povos destes continentes.
Historiografia
A historiografia é o campo que estuda a escrita da história. Levando em conta que não há apenas uma narrativa da história, mas sim diversos pontos de vistas diferentes, podemos responder as perguntas da seguinte forma:
- a) Pode-se realizar a pesquisa de eventos mundiais a partir de outros pontos de vista, como o de autores africanos e americanos
- b) É possível trabalhar uma narrativa histórica que venha de autores africanos e americanos, valorizando os pontos de vista dos povos destes continentes.
Para saber mais sobre historiografia: https://brainly.com.br/tarefa/1691345
#SPJ2