DESAFIO Leia o caso a seguir. Paulo é vendedor em uma concessionária de veículos populares. Na última semana, a concessionária recebeu da montadora um plano para promoções e divulgação do seu novo modelo: mais econômico, familiar e seguro. Paulo ficou designado de preparar uma apresentação para as duas principais equipes da empresa: a de vendedores e a equipe dos técnicos, responsáveis pela manutenção do veículo, bem como revisões. Como estava muito ocupado e também por não gostar muito desse tipo de situação, Paulo resolveu, para economizar tempo, utilizar a mesma apresentação para os dois grupos. No entanto, os técnicos não conhecem muito os termos comerciais utilizados no dia a dia pelos vendedores. Chegou o dia das apresentações. Elas foram realizadas em horários diferentes, mas no mesmo dia. Ao final das apresentações, a gerente costuma pedir uma avaliação dos presentes sobre o que compreenderam, sugestões e melhorias. Ela ficou surpresa com o retorno dos participantes: a maioria não havia compreendido qual era o objetivo da apresentação e disse que não conseguiria aplicar nada do que viu no seu trabalho diário. Diante do exposto, analise as falhas cometidas por Paulo e faça uma proposição de como ele poderia ter conduzido suas apresentações
Soluções para a tarefa
Olá!
Paulo deveria ter feito duas apresentações distintas, pois além das equipes possuírem funções diferentes os objetivos com a apresentação seriam um pouco distintos entre as equipes, ele deveria ter adequado cada apresentação ao vocabulário profissional de cada grupo.
Outro ponto importante era ter exposto com clareza os objetivos e finalidade de cada grupo com o novo projeto da empresa, de maneira que assim o objetivo fosse alcançando, pois é impossível uma equipe realizar um objetivo sem clareza do objetivo.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Muitos profissionais apresentam bastante conhecimento técnico, mas possuem dificuldades na transmissão de suas ideias e saberes. Depois da escuta, a fala é o que demanda mais de um profissional. A comunicação, mais que um processo é uma forma de envolver o ouvinte.
No caso apresentado, Paulo desconsiderou as características e necessidades de cada grupo. O objeto da apresentação deveria ter considerado a sua aplicação pelos profissionais. O profissional de vendas irá utilizá-lo para abordar os clientes, por exemplo, e os técnicos para saber quais os serviços que fazem parte do atendimento dos clientes, nos casos de revisão e manutenção. Portanto, a linguagem e o conteúdo demandam adequação quanto ao tipo de público.
Algumas dicas simples podem tornar uma apresentação mais interessante:
• Compreender porque o conteúdo interessa aos ouvintes e, assim, definir a melhor forma de comunicar a mensagem.
• Utilizar apoios visuais adequados.
• Ao utilizar PowerPoint, colocar palavras-chaves ao invés de frases longas.
• Deixar as imagens e gráficos utilizados nítidos.