Desafio
João é farmacêutico e, após anos trabalhando como responsável técnico em uma drogaria, decide que está na hora de realizar seu grande sonho: abrir a própria drogaria. Para isso, começa a pesquisar sobre as questões burocráticas que envolvem o assunto.
Mediante o cenário exposto, responda:
Legalmente, quais são os procedimentos que João deve tomar para a abertura da drogaria?
Soluções para a tarefa
imóvel, instalações, equipamentos, contratações de serviços e de empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa etc.
Resposta:
Mesmo tendo o seu registro como Pessoa Física no Conselho Regional de Farmácia, João deve registrar a empresa no Conselho Regional de Farmácia, pois os Conselhos Regionais de Farmácia, como órgãos fiscalizadores da profissão farmacêutica, também fiscalizam o exercício de empresas (pessoa jurídica) nessa área.
Antes da abertura da drogaria, o CRF do Estado de João precisa estar ciente dessa ação. Então, após a entrega dos documentos necessários e do pagamento da anuidade e taxas da pessoa jurídica, será emitida a Certidão de Regularidade. Além disso, João deve saber que toda drogaria deve contar com um farmacêutico responsável técnico (que poderá ser você), e o conselho também precisa estar ciente disso, emitindo o Registro ou Certidão de Responsabilidade Técnica.
Explicação:
tirada do ava