DESAFIO
Em um município interiorano brasileiro, há algumas unidades de atenção primária (UAP), mais conhecidas como “postos de saúde”. O objetivo do trabalho é a promoção e prevenção da saúde da população, alcançada por meio do fornecimento de um serviço de qualidade, reduzindo-se os riscos associados à vulnerabilidade social.
Diversos profissionais trabalham nas UAPs, tais como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS), dentista cirurgião, auxiliar de saúde bucal, dentre outros. Cabe ao agente comunitário de saúde, por exemplo, realizar visitas domiciliares, a fim de conhecer a situação de saúde e de higiene de toda a família, pesar as crianças de 0 a 5 anos, informar e acompanhar a vacinação das crianças em períodos específicos, dentre outras atividades. Já ao auxiliar de enfermagem, cabe administrar a vacinação da população em geral, fazer curativos, pesar a as pessoas etc. Ao enfermeiro, cabe acompanhar e gerenciar a produtividade de cada ACS, acolher e classificar o risco de saúde de um paciente que procura por atendimento médico, visitar alguns pacientes em estado de saúde mais grave em suas residências, dentre outros.
Em uma das UAPs, os profissionais de saúde definiram que a pesagem de crianças seria ofertada duas vezes por mês, no início e na metade, tendo os seus responsáveis (pais, avós) a incumbência de levá-las para pesar em uma das duas datas. A intenção era que os ACS, auxiliares de enfermagem e outros profissionais dedicassem dias específicos para a ação, considerada fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento da criança. Já a vacinação era administrada de forma diferente, pois cada criança tem um dia certo para tomar determinada vacina, como por exemplo, no 5º dia de vida. Por nascer em datas diferentes, cada uma deveria ser vacinada em um dia específico.
Alguns meses se passaram e percebeu-se que as crianças eram levadas às UAPs para vacinação, mas não para pesagem. Os ACS realizavam visitas domiciliares normalmente em dias que não eram de pesagem, e os auxiliares de enfermagem administravam as vacinas nas datas específicas de vacinação, mas não aproveitavam a ida da criança até a unidade de saúde para pesá-la. (ALMEIDA; LIMA ; ALMEIDA, 2011. Adaptado).
Para resolver este desafio você deverá:
1) Identificar o estilo de liderança: identificar, no texto, aspectos que possibilitem indicar o estilo da gestão local.
2) Identificar os problemas advindos da gestão da unidade de saúde: localizar aspectos problemáticos decorrentes da gestão local.
3) Sugerir e analisar o que deveria ser modificado para se alcançar melhores resultados de forma geral (pessoas/tarefa).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estilo de liderança:
O gestor ou líder da equipe é o enfermeiro da UAP, conforme pode-se ver no trecho a seguir: "Ao enfermeiro, cabe acompanhar e gerenciar a produtividade de cada ACS, acolher e classificar o risco de saúde de um paciente que procura por atendimento médico, visitar alguns pacientes em estado de saúde mais grave em suas residências, dentre outras". Entretanto, a gestora atual, que deveria controlar as tarefas, não cumpriu com suas responsabilidades. Pode-se dizer que é um estilo liberal, pois deixa a cargo dos próprios trabalhadores a decisão de como e quando agir.
2)Problemas advindos da gestão da unidade de saúde:
"O trabalho não apresentou o resultado esperado: as crianças eram levadas às UAPs para vacinação, mas não para pesagem. Os ACS realizavam visitas domiciliares normalmente em dias que não eram de pesagem e os auxiliares de enfermagem administravam as vacinas nas datas específicas de vacinação, mas não aproveitavam a ida da criança até a unidade de saúde para pesá-la."
3) Sugestão para alcance de melhores resultados:
A gestora deveria acompanhar de perto o que se passava com seus liderados, a fim de ajudá-los a alcançar melhores resultados. Poderia organizar melhor o trabalho, mapear os resultados, sugerir melhorias juntamente com os ACS.
Explicação:
Podemos concluir que respectivamente temos, 1) Autocrática, 2) Se originam pelo fator do não acompanhamento, 3) melhores métodos para melhores resultados.
Vamos aos dados/resoluções:
1. As informações sobre liderança no texto estão um pouco vazias, mas tudo indica que a liderança seja pendente para a autocrática, pois certamente há uma chefia ou liderança que toma as decisões.
2. Os aspectos problemáticos dão-se em função do não acompanhamento das pesagens das crianças, tendo em mente que os familiares acabam não tendo a iniciativa de levar suas crianças para a realização exclusiva da pesagem, apenas da vacina.
3. Pelo motivo de que se espera alcançar melhores resultados no dia de vacinação também deveria ser realizada a pesagem.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)