“Desafio do inventor é se tornar empresário”
Quem não tem vocação ou dinheiro precisa de um projeto rentável para convencer o investidor a apostar na proposta. O principal desafio do inventor é tirar a ideia do papel, criar algo novo. Mas ao concretizar o projeto, o segundo passo é ainda mais difícil: tornar a solução em algo rentável. Em 26 anos a frente da Associação Nacional dos Inventores (ANI), Carlos Mazzei diz que “conta nos dedos” os inventores que se transformaram em grandes empresários. Para quem não tem o empreendedorismo na veia, é melhor nem tentar – o esforço deve estar em convencer um empresário a investir na invenção.
Como já visto quando estudamos os ramos do direito, o Direito Empresarial é parte integrante do ramo do Direito Privado e visa regular a atividade comercial. Esta atividade se estende desde fabricação, montagem, produção, comercialização de produtos, tanto nas relações entre as próprias pessoas que exercem tais atividades, como também aos serviços prestados às outras.
Tendo em vista o texto supracitado, apresente o conceito de empresário e informe se o profissional intelectual pode ser considerado empresário, fundamentando sua resposta. (Disserte em no máximo 10 linhas)
Soluções para a tarefa
No caso podemos afirmar que o conceito jurídico de empresário está previso no artigo 996 do código civil, qual seja: “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”
Nesse sentido, podemos entender o empresário como sendo aquele que desempenha atividade que promove certa rentabilidade.
Importante notar que o empresário deve possui características como pensamento inovador e criativo como forma de melhorar os seus lucros.
O parágrafo único do artigo 966 diz: Não se considerada empresário quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
espero ter ajudado!