DESAFIO DE FILOSOFIA!
Depois de ter realizado a leitura do fragmento de texto da obra "Ética a Nicômaco”, do
filósofo Aristóteles, responda as questões abaixo.
1. Quais são as duas espécies de excelência para Aristóteles? Assinale a opção correta:
a) () a intelectual e social
b) () a moral e a individual
c) () a intelectual e a moral
d) () a social e comunitária
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Intelectual e a moral
As duas espécies de excelências para Aristóteles são a intelectual e a moral. Logo, a alternativa C é a correta.
Para Aristóteles, virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta. Exemplo: coragem é o justo meio (mesotés)e entre covardia e temeridade; temperança, entre abstinência e luxúria;
Não se deve confundir esse meio-termo com mediocridade. O mesotés sempre visa a excelência, o bem supremo. Ser virtuoso significa, aqui, o mesmo de alguém virtuoso em violino ou algum instrumento: Aristóteles compara o exercício ético com o exercício da musica, a conseguir tocar de forma virtuosa.
Aristóteles divide as virtudes em duas classes:
- dianoéticas (intelectuais, que tem a ver com a parte racional da alma)
- éticas, (práticas, que tem a ver com sentimentos e emoções do homem, ou seja, com a parte sensitiva da alma).
As virtudes éticas(morais) derivam em nós do hábito. Sua natureza é a do mesotés, do justo-termo.
E entre as virtudes intelectuais, superiores às éticas, há a divisão entre as virtudes da razão teórica (sabedoria, sophia) e as da razão prática (sensatez, phronesis), já que a alma racional tem duas funções: conhecer as coisas contingentes e variáveis e conhecer as coisas necessárias e imutáveis. O entendimento é o tipo de virtude intelectual superior e o que deve ser almejado para se atingir a felicidade.
Esta sabedoria prática, embora não seja ela própria uma virtude moral, está intimamente associada com as virtudes morais. Ela inclui uma deliberação excelente, que não deixa de ser o prensamento prático correto. Possui, portanto várias formas.
A distinção entre as virtudes morais e a sabedoria prática se dá na função que cada uma exerce: a função da sabedoria prática (phronesis) é colocar em prática a orientação correta de valores fornecida pelas virtudes morais. É possível ter os valores certos sem saber como alcançá-los na prática.
Em suma: a virtude moral nos dá o objetivo a ser alcançado. A sabedoria prática (uma das duas partes das virtudes intelectuais) nos dá o "meio" para alcançar tal objetivo.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/42884398