Desafio A transparência é fundamental na imprensa. O público deve conhecer as diretrizes que guiam o veículo de comunicação pelo qual se informam, especialmente nos dias de hoje, em que a mídia está em descrédito por ter perdido a sua credibilidade ao longo dos anos. Descrição da imagem não disponível Agora, imagine que você trabalha em um portal de notícias e tem percebido que o veículo poderia agir de maneira mais transparente com os usuários que se informam por ali. Considere que você deverá propor ao portal uma nova atitude com relação a essa problemática, tendo como base os cinco questionamentos adotados pelo ICMPA. Quais seriam as suas cinco propostas? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Considerando os cinco pontos de análise para uma mídia mais transparente, as propostas seriam:
1) Estar dispostos a reconhecer quando acontecem erros naquilo que foi publicado e corrigi-los no site, com destaque para a nova informação, retificada.
2) Apresentar na aba “sobre” do site quem são os donos do veículo de comunicação, caso o público leitor deseje se informar sobre a propriedade.
3) Realizar reuniões e oficinas mensais com os repórteres, editores e gestores, a fim de deixar claras as propostas para o portal, resolvendo eventuais conflitos de opinião ou ideologia, além de manter uma política aberta de diálogo e debate.
4) Assim como é responsável publicizar a identidade dos proprietários do portal, também deve-se deixar visível, na aba “sobre” do site, quais valores orientam os trabalhos realizados pelos jornalistas, expondo também qualquer ideologia específica que o portal possa apresentar. Nesse último caso, divulgá-la também nas redes sociais, a fim de tornar a informação o mais transparente possível.
5) Ampliar as formas de interação com o público por meio de ferramentas disponíveis, principalmente nas redes sociais, estimulando que os leitores comentem e emitam suas opiniões, respondendo sempre todas as suas interações, sem deixá-los sem resposta.