ENEM, perguntado por marcellamartins4358, 8 meses atrás

Desafio: A partir dos estudos sobre cadeias carbônicas, indique a diferença entre as moléculas de sabões e detergentes, cite quais são as matérias-primas para a fabricação de cada um dos produtos, identificando o efeito do sabão e do detergente contra o coronavírus.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapaulaflor29
35

Resposta:  

      Os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), a matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável. Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). O sabão possui uma função emulsificante, que ajuda a unir água e gorduras, e também permite a remoção mecânica tanto da sujeira quanto de micro-organismos. Isso quer dizer que ele é capaz de unir moléculas que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água. Em tempos de pandemia, o objetivo é tirar o máximo desses micróbios (vírus, bactérias, fungos e protozoários, por exemplo) de circulação.

  Tanto o sabão quanto o detergente possuem partes apolares, que, ao entrar em contato com o envelope do vírus, que também é apolar por ser formado de lipídeos e glicoproteínas, o dissolve. Ao deixa-lo desprovido de seu envelope, o vírus não conseguirá adentar em nossas células e passa a ser inofensivo.

Espero ter ajudado !!!  


DanielMartAlves: Obrigado
anapaulaflor29: De nada
Perguntas interessantes