desafio: A importância histórica e política da obra de Paulo Freire consiste em ter conseguido desenvolver uma linguagem de crítica e uma linguagem de esperança que trabalham conjunta e dialeticamente e que provaram ser úteis em ajudar gerações de povos desfavorecidos a se libertar.
A pedido da equipe diretiva, você inicia um trabalho em uma Escola Municipal que tem como base justamente a Educação Popular e os pensamentos de Paulo Freire. Porém, a escola passa por momentos de incertezas em relação ao método de trabalho.
A equipe diretiva se questiona se faz sentido insistir na divulgação de ideias da Educação Popular, do pensamento de Paulo Freire e de sua metodologia, diante do atual mercado da pós-modernidade. A equipe diretiva pede sua opinião em relação a esse assunto.
Convença a equipe diretiva a continuar com a metodologia de Paulo Freire.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diante dos estudos e resultados positivos que a Educação Popular traz na prática de sala de aula, faz sentido insisitir. A Educação Popular deve ajudar a formar o sujeito em sua plenitude. Afinal, fazer Educação Popular é ter um compromisso ético e político com os educandos e a comunidade e, consequentemente, negar as formas de segregação e negação de direitos.
A Educação Popular revitaliza palavras como: valor, ética, cidadania, solidariedade, felicidade e humanização, que as crianças precisam conhecer e viver, pois o mundo capitalista as ressignificou e lhes esvaziou de sentidos.
Por isso, cabe ao ambiente escolar fomentar essas aprendizagens e imprimir sentido e identidade aos homens e mulheres para que tenham de volta o direito de optar e decidir.
Explicação: