Desafio A história da arte é dividida em períodos, de acordo com o tempo em que ocorreram. Mas, mais do que isso, os períodos artísticos possuem ligação o que acontecia naquele tempo, isto é, um conjunto de manifestações políticas, econômicas e sociais que influenciava o pensamento no período. O escritório de arquitetura onde você trabalha recebeu um pedido, o projeto para uma biblioteca pública. O responsável pelo pedido não deu muitos detalhes práticos sobre o que gostaria, mas dava muita ênfase na necessidade de a obra refletir os "valores do renascimento cultural". Escreva um esboço do projeto que esteja de acordo com esses valores, trazendo também suas principais características
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Renascimento, ou Renascença, foi o último período da Era Medieval, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo. Rejeitava fortemente o obscurantismo dos períodos medievais anteriores, colocando em foco o antropocentrismo e o Humanismo, o que significa que a preocupação com o homem nas obras renascentistas era prioridade, embora a religião ainda ocupasse grande espaço na vida dos renascentistas, tanto que várias obras tinham temas religiosos.
O racionalismo é outro valor importante para o período, impulsionado por avanços científicos, como as teorias de Galileu e Copérnico. As teses religiosas já não serviam para explicar o mundo, a Razão deveria ocupar-se disso. Tal movimento tem grande influência nas artes, resgatando o naturalismo da Antiguidade Clássica e tentando aperfeiçoá-lo com as novas técnicas de perspectiva, de efeito de luz e sombra, dos estudos de anatomia e toda uma série de avanços científicos.
Para marcar o fim da chamada "Idade das Trevas", festas pagãs foram introduzidas na cultura, pois traziam otimismo, alegria e euforia para uma sociedade representada nessa época por burgueses e outras classes, servindo para combater a sobriedade medieval. A arquitetura resgata a organização e o estilo das criações greco-romanas.
Explicação:
Resposta:
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV, suas principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Explicação:
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna no início do século XV. O movimento renascentista teve início na Itália, mas logo se espalhou por outros países da Europa como Alemanha, Flandres e norte dos Alpes.
O movimento representou uma grande mudança em diversas áreas do conhecimento, como: política, cultura, economia, filosofia, ciência, artes, dentre outras. Para para alguns estudiosos, o Renascimento representa uma reforma cultural, cientifica e literária, uma vez que ele provocou rupturas no padrão cultural e intelectual vigente na Idade Média.
Desenvolvimento da Aula:
Orientações: Forme grupos com 3 (três) ou no máximo 4 (quatro) alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando assim a colaboração para a troca de percepções. Garanta que cada trio possua, no mínimo, um dicionário. Escreva no quadro as palavras Refazer, Apropriar, Resignificar. Em seguida:
Solicite que os trios discutam os significados das palavras. Peça que os alunos primeiramente tentem compreendê-las sem usar o dicionário. Em seguida possibilite que o consultem para que tenham certeza dos significados.
Quando todos terminarem, solicite que três grupos, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para toda a turma.
Explore ao máximo seus comentários acerca dos significados destas palavras e pergunte ainda o que poderia significar a palavra Renascimento.
Orientações: Ainda sem antecipar o significado histórico de Renascimento, pergunte:
É possível “renascer”?
Usar a palavra “renascer” pode significar o quê para uma uma pessoa?
No meio dos mais variados comentários, espera-se que percebam a importância do uso desta palavra enquanto “resgate de algo” e, portanto, do enorme valor do significado humano desta palavra. É esperado também que os alunos identifiquem que nesta palavra como em muitas outras, temos um prefixo “Re” e que isto nos leva a compreender que se trata de algo que se repete. Por fim, deixe a seguinte pergunta no ar:
Que o objetivo poderia haver em usar a palavra Renascimento para contar a História?
Espera-se que com a Atividade I que compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados. Que não se tratou de uma completa negação, a justificação da existência do divino permanece, agora como sendo o ente que proporciona a perfeição do todo, estabelecendo uma ordem entre todas as coisas. Explore o termo Antiguidade Clássica, que refere-se a um longo período da História, especialmente da Europa, que se estendeu aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., sendo usado especialmente para nos referirmos ao auge da sociedade grega e romana. Que a centralidade da questão do antropocentrismo/humanismo colocaria em xeque a sociedade estamental do medievo, rígida em torno da religiosidade.
Que o termo Renascimento passou a ser utilizado como período histórico bem mais tarde, no século XIX, como período de transição gradual essencial para a compreensão da cosmovisão moderna.