Biologia, perguntado por joaolucassilva097, 7 meses atrás

dermatofitose em cães e gatos

Soluções para a tarefa

Respondido por kaahsanttos18
0

Resposta:

A dermatofitose, geralmente causada pelo Microsporum canis, é a dermatopatia fúngica infecciosa mais comum em cães e gatos; Trata-se de uma zoonose: proprietários devem ser orientados pelo médico veterinário sobre a importância do tratamento e encaminhados a um médico dermatologista caso apresentem lesões.

Explicação:

Bons Estudos bb❤

Respondido por Usuário anônimo
1

A Dermatofitose é uma infecção comum dos tecidos queratinizados e semi-queratinizados (estrato córneo da pele, unha e pelo), caracterizada por alopecia multifocal, descamação e lesões de distintas configurações. Os bolores que causam essa infecção são conhecidos como dermatófitos. Esses organismos que parasitam o tecido queratinizado são classificados em três gêneros: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.

Mais de 20 espécies diferentes de dermatófitos já foram identificadas como causadoras de sintomatologia clínica em cães e gatos, entretanto, o Microsporum gypseum, Trichophyton Mentagrophytes e principalmente o Microporum canis, são os patógenos mais comumente isolados dos animais acometidos pela doença. Por ser o patógeno mais prevalente, no presente texto, o Microsporum canis será o dermatófito foco da discussão neste boletim técnico. A transmissão da dermatofitose ocorre pelo contato direto com os esporos, que são as formas infectantes do fungo.

bons estudos espero ter ajudado e sucesso!✍️✍️

Anexos:
Perguntas interessantes