Derivada e Velocidade
Ao observar o velocímetro de um automóvel durante o seu deslocamento no trânsito da cidade pode-se perceber que sua velocidade varia constantemente, de acordo com o passar do tempo. Sabemos que esta velocidade média (Vm) é dada pela razão entre o deslocamento ((∆s) e a variação do espaço (∆t). Ao tomarmos o deslocamento no menor espaço de tempo possível observaremos a velocidade instantânea desse automóvel. O vetor velocidade instantânea de um móvel é sempre tangente à sua trajetória e com já conhecemos o conceito de derivada de uma função através da tangente, podemos calcular a velocidade de um móvel em um determinado instante t. Vamos investigar esta situação resolvendo o seguinte problema:
Um automóvel desloca-se em um movimento retilíneo e sua posição em um determinado instante é dada pela função s(t) = 20t - t². Sabendo que t é dado em horas e s, em quilômetros, determine a velocidade deste automóvel no instante t = 2h.
19 km/h
20 km/h
12 km/h
10 km/h
16 km/h
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Como o assunto trata sobre derivadas e sabendo que a derivada da equação dos espaços é a equação da velocidade, temos que:
Portanto, para t = 2:
Perguntas interessantes