Depois de uma revolução [do regime militar] que se destinava explicitamente a combatê-la, a mazela [da corrupção] nunca foi extinta e reaparece, com a força redobrada, sobretudo nos últimos anos do regime autoritário. Em vários momentos, escândalos financeiros, casos de suborno e peculato, fraudes gigantescas ocuparam as primeiras páginas dos jornais. [. ] Raramente o Procurador Geral da República assumiu a iniciativa da acusação. Em geral, o desvio de fundos públicos, a fraude contra o erário, a lesão financeira são primeiro denunciados na imprensa para depois repercutir no Congresso e no Ministério Público, sendo seus autores só excepcionalmente levados à barra dos tribunais, raros sentenciados e condenados, e muito menos compelidos a devolver ao erário, pelo confisco, o produto do "golpe". (RIOS, 1987, p. 84) O texto traz uma reflexão sobre o tipo de regime político de uma sociedade e a corrupção. Qual das alternativas a seguir segue a tese do autor?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
letra (d) A ideia de que o regime militar é isento de corrupção nao corresponde aos fatos que ocorriam durante esse periodo.
Explicação:
o trecho foi extraido de um dosnprimeiros estudos de base cientifica publica (1987) no Brasil sobre a corrupção. O contexto que ensejou esses estudos foi justamente o periodo anterior ao regime militar. Após a segunda redemocratização do Brasil (1984), foi permitido se colocar em debates a corrupção ocorrida durante esse periodo
tatiellegodoiramos62:
resposta correta
Perguntas interessantes
Pedagogia,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Direito,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás