Física, perguntado por Edgardo, 1 ano atrás

Depois de ter passado cerca de um mes em uma regiao de altitude elevada, uma pessoa nao se sente mais tao cansada como quando chegou a esse lugar. Um exame mostrou que havia uma alteração no numero de hemacias, Como voce acha que a escassez de oxigenio do ar pode ter sido compensada no organismo dessa pessoa?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
190
Boa tarde!


Sabe-se através de estudos que nas regiões mais elevadas o teor de oxigênio presente é menor quando comparado à regiões de baixa altitude. Quando um indivíduo é submetido a um período de tempo em uma região elevada, com baixa concentração de O2, com a falta de quantidade de oxigênio suficiente, o indivíduo se cansa mais facilmente

Neste caso, como o indivíduo precisou se adaptar às novas condições de ambiente com baixo teor de gás, seu organismo passou a produzir mais hemácias, já que elas são responsáveis por carregar o oxigênio pela corrente sanguínea. 

Isso é uma compensação do organismo devido ao local, a queda brusca de oxigênio disponível acarreta em grande cansaço e muitas vezes, dependendo do teor do gás, mal estar em pessoas que não são habituadas a permanecerem nessas regiões.
 
A fim de compensar a falta de oxigênio, o organismo é estimulado na produção de mais hemácias, que ocorre por meio do hormônio EPO (eritropoetina) que funciona como um sinalizador de carência de oxigênio, sendo assim, será enviado um sinal para estimular a produção de mais hemácias pela medula óssea.


Aumentando o numero de hemácias a consequência é o aumento da quantidade de oxigênio na corrente sanguínea, fazendo com que o corpo fique mais adaptado não se sentindo tão cansado como antes.


Abraços!
Perguntas interessantes