“Depois de sua morte (Juan Domingo Perón), tiveram início os dois anos de governo de María Estela Martinez de Perón, viúva de Perón, que governou o país até o golpe de março de 1976, autodenominado Processo de Reorganização Nacional, que levou Jorge Rafael Videla à presidência do país”. Fonte: MERCHER, L.; FERREIRA. A. P. História Política comparada na América Latina. Curitiba: Intersaberes, 2015, CAPÍTULO 4, item 4.9, adaptado. Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o Regime Militar Argentino de 1976-1983. Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta.
( ) O regime imposto por Videla instaurou a repressão no país. Durante o seu mandato, a violação aos direitos humanos foi algo comum, sendo o governo responsável pela prática de torturas, por prisões arbitrárias e pelo desaparecimento de opositores.
( ) Na área econômica, o governo de Videla foi desastroso. Ao implementar o neoliberalismo, levou o país a um colapso do setor industrial, com queda de salários e aumento da pobreza, além de ter provocado o aumento da inflação.
( ) Em 1981 assumiu o comando o General Leopoldo Galtieri. Seu governo foi curto, durou de 1981 a 1983. Dois fatores pesaram para que sua estadia no poder fosse rápida: a crise econômica pela qual o país passava e o fracasso na Guerra das Malvinas, contra a Grã-Bretanha, iniciada em 1982.
( ) A derrota na Guerra das Malvinas garantiu a perda de apoio da população argentina ao governo, obrigando-o a convocar eleições e a retornar à democracia.
A
F, F, V, V
B
F, V, V, F
C
V, V, F, F
D
V, F, F, V
E
V, V, V, V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
E
V, V, V, V.
Observa-se que o Regime Militar Argentino de 1976-1983 é considerado como um dos mais desastrosos para a população argentina até os dias de hoje.
Isso se explica pela grande repressão a liberdade de expressão, por conta do grande número de prisões arbitrárias, torturas e forte violação aos direitos humanos durante o governo.
Além disso, o governo adotou o neoliberalismo, o que acabou com a economia do país, forçando e aumentando o poder de manifestantes em prol da democracia, no fim dos anos 80.
Perguntas interessantes