História, perguntado por vitoriagomes150714, 9 meses atrás

Depois de permanecer estagnada por 3/4 de século, a economia brasileira iniciou uma era de progresso a partir de meados do século XIX. Pelo menos, até o final da década de 1920 esse progresso baseou-se na expansão do setor agrícolaexportador. O mais importante e mais dinâmico produto de exportação era o café. A expansão das exportações, principalmente, de café, estimulou a diversificação das atividades econômicas internas e a modernização da economia.

SUZIGAN, Wilson.

A partir da leitura do texto, pode-se inferir que


Escolha uma:
a. os grandes latifundiários ligados ao café, sentindo-se ameaçados pelo avanço do capitalismo na área rural, recusaram-se a investir em negócios que pudessem ameaçar a supremacia da economia cafeeira.
b. os bancos brasileiros passaram a desenvolver programas de financiamento da indústria com o lucro obtido na comercialização do café por eles financiado proporcionando, assim, o desenvolvimento da região Sul do país.
c. o capital advindo da economia cafeeira tornou possível a modernização e urbanização do Brasil, além de possibilitar a montagem de uma infraestrutura em torno da agricultura. Surgiram bancos, companhias de navegação, trens etc.
d. a política do café, empreendida durante a Primeira República, pode ser comparada à de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos Econômicos criados pelo governo e por modelos de desenvolvimento capitalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por nellycampos
5

Resposta:

No período considerado, a cafeicultura estimulou a modernização do setor de transportes – ferrovia e portos – forneceu a maior parte do capital para o crescimento do setor industrial e promoveu a expansão do mercado consumidor interno.

Explicação:

plurall

Perguntas interessantes