“Depois de observar bastante os filósofos nas entrelinhas e nos gestos eu disse a mim mesmo: convém situar a maior parte do pensamento consciente entre as atividades instintivas, até no caso do pensamento filosófico; aqui cabe um reaprendizado tal como em relação ao hereditário e ao ‘inato’. Assim como o ato do nascimento não conta no processo de hereditariedade; nem a ‘consciência’ se opõe ao instinto de modo decisivo. O pensamento mais consciente de um filósofo é conduzido de modo secreto por seus instintos e coagido a determinados caminhos” (NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.p. 13.)
A) Friedrich Nietzsche era um racionalista aos moldes de Descartes, sendo vastamente influenciado pelo pensamento idealista de Plantão, o que fica claro no texto com sua defesa ao inatismo.
B) Friedrich Nietzsche, assim como fez Kant, estudou a história da filosofia, mas chegou a conclusões bem diversas ao defender que a história da filosofia é marcada pelo domínio da razão sobre a emoção. Cabe uma reordenação e aceitação do caos na constituição do homem, que é tanto um sujeito ordenado aos moldes de Apolo quanto movido por instintos e impulsos alinhados a Dionísio.
C) Muito do pensamento de Nietzsche, como é denotado pelo texto acima, foi inspirado em Freud, sendo o “filósofo do martelo” um adepto de várias das ideias do psicanalista austríaco, tal como a percepção de inconsciente, pulsões e neuroses.
D) A partir do texto e da filosofia do “filósofo do martelo”, pode-se compreender sua noção de niilismo e super-homem, pois o primeiro conceito passa a percepção de algo grandioso, que o homem ao se pautar pela ciência suplanta a dicotomia entre bem e mal; o segundo conceito é uma conseqüência do primeiro e está inserido na sensação de onipotência que todo indivíduo apresenta na atualidade.
E)O texto trata exclusivamente da visão básica de Nietzsche sobre a constituição da ação humana que se divide entre razão, métrica e equilíbrio (Apolíneo) e sentimentos, impulsos, instintos e caos (Dionisíaco). Em Nietzsche é premente a soberania de Dionísio sobre Apolo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
E de EspíritoSanto
A E é a que mais faz sentido com os pensamentos de Nietzsche. Confia!
joaopaulloo122:
obgdo
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás