Depois de dias, semanas ou até meses trabalhando em um projeto, é provável que o pesquisador considere a preparação do relatório um banho de água fria. Afinal de contas, parece que todo o trabalho já foi executado; resta agora colocar tudo no papel, entretanto, essa atitude pode ser desastrosa. O projeto pode ter sido bem delineado, os dados podem ter sido cuidadosamente obtidos e analisados por métodos estatísticos sofisticados e importantes conclusões podem ter sido encontradas, mas se o projeto não for apresentado de modo eficaz, todos os esforços anteriores terão sido em vão. O relatório de pesquisa é um meio vital para a comunicação do projeto - o meio pelo qual ele realiza seu impacto sobre as decisões, por essa razão as suas partes, i. e., resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão, devem ser bem formuladas e o pesquisador deve ser um bom comunicador de seu conteúdo. ZIKMUND, William G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006 (adaptado).
A respeito do relatório de pesquisa e de suas principais partes constituintes, avalie as afirmações a seguir.
I. Em muitos casos, quando os clientes recebem um relatório de pesquisa, eles não se envolveram e não entenderam profundamente o projeto. Provavelmente não sabem muito sobre pesquisa, estatística e até mesmo sobre o marketing em si, dependendo do departamento da empresa que fazem parte. Se o relatório não puder ser compreendido rapidamente, ele pode ser ignorado e a pesquisa perde todo o seu valor.
II. O resumo pode ser considerado a parte mais importante do relatório. Ele explica sinteticamente todas as partes do relatório, incluindo os principais objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. Quase todos os clientes (especialmente os diretores e gerentes) leem apenas o resumo, enquanto uma minoria lê o relatório inteiro. Desta forma, a avaliação de todo o relatório poderá ser feita exclusivamente pelo resumo.
III. O formato do relatório de pesquisa pode variar, sendo alguns mais formais e outros mais informais. Alguns itens podem ser suprimidos no caso de projetos mais simples, entretanto, algumas informações são imprescindíveis independente do formato do relatório e da complexidade da pesquisa. O custo do projeto e uma programação cronológica (cronograma), dividida em fases, por exemplo, são itens fundamentais do relatório.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I, II e III.
C) II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I e II, apenas
fabianofmda:
E) I e II, apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
E
Explicação:
Respondido por
1
letra E,confia KAKSKAKSKA
Perguntas interessantes