História, perguntado por pedrooliveira381, 3 meses atrás

Depois de 1930, o panorama novelístico do país mudou; revelou-se aos neo A introdução do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, pelos portugueses,naturalistas brasileiros um ambiente desconhecido. E dez anos mais tarde os “introspectivos” (como Octavio de Faria e Dionélio Machado) começarão a denunciar uma mentalidade desconhecida. Antes de Jorge Amado escrever os três romances do cacau, José Lins do Rego, mestre de todos os outros, já criara os cinco romances do açúcar, que continuarão, acredito, como o maior monumento novelístico da época. A introdução do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, pelos portugueses:


A) partiu da iniciativa dos donatários, ao instalarem-se em seus lotes e constatarem o quanto o solo de massapé era favorável a esse tipo de produto, que se encontrava em alta no mercado, apesar da concorrência holandesa.

B) foi concomitante à introdução dessa cultura na Ilha da Madeira e nas feitorias portuguesas na África, no contexto do auge do tráfico negreiro, que garantia o fornecimento de mão de obra especializada.

C) ocorreu devido à experiência que estes já possuíam com essa cultura em outras regiões sob seu domínio, e da possibilidade de que a cana se desenvolvesse bem em solo litorâneo.

D) foi resultante das experiências feitas pelos jesuítas ao cultivarem diversos tipos de alimento e constatarem que o clima e as condições da terra eram propícios a esse produto de origem asiática, desconhecido do mercado europeu.

E) aconteceu após o contato destes com os índios, e a observação de sua múltipla utilização pelos nativos na construção de suas ocas e como alimento de fácil obtenção.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavomedrado9090
0

Resposta:

é a letra d pode confiar que vc vai passar de ano

Respondido por Larissa098Domenico
6

Resposta:

Correta: alternativa C) ocorreu devido à experiência que estes já possuíam com essa cultura em outras regiões sob seu domínio, e da possibilidade de que a cana se desenvolvesse bem em solo litorâneo.

Explicação:

Os portugueses já dominavam as técnicas de plantio da cana-de-açúcar. Esse tipo de atividade era realizado nas ilhas atlânticas de Madeira e Açores, que também eram colonizadas por Portugal. Além disso, o açúcar era um produto de grande aceitação na Europa e oferecia grande lucro. Por fim, também devemos destacar o clima e o solo brasileiro como dois fatores naturais que favoreciam esse tipo de atividade.

Perguntas interessantes