Depoimento de Yedo Ferreira, militante do Movimento Negro
“A elite brasileira teve uma capacidade muito grande na dominação. E a dominação no Brasil criou um departamento para cada um. Então, para o negro, ela criou um departamento: os negros se manifestam através das manifestações culturais. Não se vê o negro se manifestando politicamente, não tem isso no universo da elite brasileira. E então o Gilberto Gil tem que chegar lá e tem que dançar. Tudo bem, aí está legal. Se o Gilberto Gil faz um discurso político dando uma posição da relação do Brasil com a África, aí os caras dizem: ‘Espera aí. Isso não. O cara está fora’. Porque não é dado para o negro fazer uma manifestação desse teor.
(ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araujo (org.). Histórias do movimento negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas-CPDOC-FGV, 2007.)
Um objetivo da Lei nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo da educação nacional, é o combate ao racismo. O depoimento do militante permite reconhecer a estratégia racista identificada como:
Escolha uma:
a. eliminação
b. ocultação
c. estereotipação
d. massificação
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA C) ESTEREOTIPAÇÃO, POREM EM ALGUNS CASOS PODE VIR EM OUTRA LETRA, É PRECISO ESTAR ATENTO
Respondido por
0
Resposta:
estereotipação ( correta )
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás