Contabilidade, perguntado por ronaldos21p9m9tc, 1 ano atrás

Dependendo o estado ou situação econômica do país, torna-se necessária uma ação mais urgente e que tenha impacto imediato diante do sistema, a isto se dá o nome de choque econômico, que pode ser um choque ortodoxo ou heterodoxo. Assinale a opção incorreta:

Escolha uma:
a. O choque heterodoxo possui algumas das características do ortodoxo, diferencia-se pelo fato de que os preços, de um modo geral, são congelados por um determinado período.
b. No choque ortodoxo acontece também, a redução das taxas de juros e o crescimento dos investimentos em infraestrutura.
c. O caso de plano heterodoxo mais conhecido ocorreu no plano cruzado, durante o governo Sarney, que dentre algumas medidas, decretou o congelamento geral dos preços.
d. O choque ortodoxo visa combater a inflação com redução na expansão monetária, e os preços dos bens e serviços ficam livres para encontrar seu ponto de equilíbrio no mercado.

Soluções para a tarefa

Respondido por avneraires
1
Bom dia, 

Choque econômico é uma aplicação de medidas de grande impacto e de maneira imediata para combate à inflação. Existem dois tipos de choques econômicos:

Choque Ortodoxo: que consiste em uma política econômica de combate à inflação por intermédio de um corte significativo no na expansão monetária, além da diminuição do Déficit Público. Caracterizado também pela liberação dos preços para que o ponto de equilíbrio de mercado seja atingido naturalmente. Como consequência dessa política ocorre um aumentos na taxa de juros, diminuição dos investimentos públicos e diminuição do consumo, resultando em recessão econômica.

Choque Heterodoxo: trata-se de uma política econômica de combate à inflação através de congelamento de preços  em um determinado período. Essa política foi amplamente utilizada em vários países que passaram por períodos de inflação elevada, como o Brasil.

Sendo assim, a alternativa incorreta é a Letra B, pois no choque ortodoxo ocorre aumento da taxa de juros e diminuição dos investimentos públicos, decorrente do corte na expansão monetária.
Perguntas interessantes