Dependendo do local onde uma rocha magmática se forma , pode ser classificada como intrusiva ou extrusiva. Escreva a diferença entre esses dois tipos de rochas magmáticas.
Soluções para a tarefa
1 – Rochas Magmáticas ou Ígneas: se formam pelo resfriamento e conseqüente solidificação do magma, que é uma massa de rocha fundida, existente abaixo da crosta terrestre. Dependendo da composição do magma e a velocidade de resfriamento obtém-se diferentes tipos de rochas:
- Rochas Ígneas Intrusivas: formam-se quando o magma solidifica-se em grande profundidade, devido ao lento resfriamento, os cristais ficam grandes por terem tido tempo para se desenvolver, o granito é um exemplo de rocha intrusiva.
- Rochas Ígneas Extrusivas: formam-se pelo rápido resfriamento do magma que chega na superfície pelas erupções vulcânicas. Por causa deste rápido resfriamento do magma, seus cristais são pequenos, sendo o basalto um dos exemplos de rochas extrusivas.
2 – Rochas Sedimentares: São formadas por sedimentos que se formam por decomposição química e/ou física de rochas pré-existentes. Este material é transportado pela água, vento ou geleira e depositados, em outro local. À medida que as camadas se acumulam o material anteriormente depositado é compactado. Mudanças físicas e químicas como pressão, calor e reações químicas transformam esses sedimentos em rochas como, por exemplo, o arenito.
O calcário é uma rocha sedimentar de origem bioquímica, ou seja, pela deposição de restos de organismos e ou sedimentos ricos em carbonatos.
3 – Rochas Metamórficas: formam-se quando altas temperaturas e/ou pressões atuam sobre rochas pré-existentes (ígneas, sedimentares ou metamórficas) alterando sua composição mineral, textura, composição química, ou estes três parâmetros juntos.
Resposta: as rochas intrusivas se formam pela solidificação lenta do magma no interior da crosta terrestre. Já as rochas extrusivas são resultantes do resfriamento do magma que extravasa a superfície