Dependendo do ciclo do produto agrícola os gastos incorridos em seu processo de formação deverão ser contabilizados no estoque (Cultura temporária em formação) ou no imobilizado (Cultura permanente em formação). Sendo assim, é importante que o contador, mesmo não tendo conhecimento na área de agronomia, pesquise ou até mesmo peça para que seu cliente lhe explique o processo produtivo de seus produtos.
Elaborado pelo professor, 2021.
A seguir temos o ciclo de alguns produtos agrícolas:
I – O abacateiro leva em média três anos para começar a produzir frutos. Ao longo de sua vida útil, que varia de 8 a 10 anos, ele produz várias safras.
II – O pé de mandioca é extraído do solo no momento da colheita, sendo necessário um novo plantio para gerar uma nova safra.
III – A roseira, dependendo do clima e do cultivo, pode dar rosas por várias décadas.
Considerando estas informações e sabendo que o ciclo do produto interfere no registro contábil, os gastos com a formação dos produtos citados devem ser registrados, respectivamente, como:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Imobilizado, Estoque, Imobilizado
Explicação:
Culturas permanantes, ou seja, aquelas não sujeitas a replantio apos a colheitam pois propiciam mais de uma produção devem ser classificadas como imobilizado. Já as culturas temporárias, aquelas que produzem apenas uma vez, como a mandioca no exemplo, devem ter seus custos alocados em estoques.
Perguntas interessantes