Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode também apresentar dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo. Paulina (2006, s.p.) traz algumas sugestões de atividades e estratégias para facilitar o dia a dia do aluno com deficiência física na escola. O primeiro ponto destacado é a questão do bem-estar físico. Sobre o que se sugere ao professor nesse caso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Procurar saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informando-se com a família e o médico do aluno, para detalhes sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando.
PORQUE
II- Esse conhecimento é a base para sugerir qualquer atividade que exija esforço físico.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a segunda asserção é uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições falsas e não têm relação entre si.
c) Somente a primeira asserção é uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é um complemento da primeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
d) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é um complemento da primeira.
Em se tratando de alunos deficientes, sobretudo para o desenvolvimento de práticas de atividades físicas, é essencial que o educador busque o histórico pessoal para o melhor entendimento dos educadores.
A partir deste elemento, torna-se possível a adaptação das práticas físicas aos alunos com deficiência, assim como a própria inclusão do aluno dentro do contexto pedagógico.
Perguntas interessantes