Informática, perguntado por RMY20, 8 meses atrás

Dentro dos estudos dos paradigmas de programação, existem momentos onde se referencia a programação dita estruturada utilizada na linguagem C, por exemplo, da mesma forma que em determinados momentos, se utiliza o termo programação OO (orientada a objetos) em linguagens com C++ ou Java. Estes paradigmas diferem em importantes aspectos que influenciam a forma de pensar do desenvolvedor, pois a estrutura de código, semântica e sintaxe das linguagens varia, assim como cada paradigma tem padrões da elaboração seus algoritmos. Com base nesta citação elabore um texto dissertativo (máximo 10 linhas) comparando os dois paradigmas de programação Orientada a Objetos e Estruturada, indicando duas diferenças relevantes e justificando-as de forma textual, sem usar códigos como exemplos.
Help

Soluções para a tarefa

Respondido por paulorodriguesph
1

Resposta:

Programação estruturada (ou procedural) e Programação orientada a objeto (abreviada como POO) são dois paradigmas distintos para se programar. Paradigma significa modelo ou padrão, ou seja, dizer que são dois paradigmas distintos corresponde a dizer que são duas formas distintas de resolver um mesmo problema, porém utilizando maneiras diferentes.

Historicamente, a programação estruturada é predecessora à POO. Essa se destacou como uma nova estratégia para o desenvolvimento de programas. A POO veio posteriormente pretendendo descrever a solução através de objetos (como no mundo real) visando a melhor compreensão pelo homem. Na programação estruturada, descreve a solução através de passos e comandos, de forma linear step-by-step, semelhante a uma receita de culinária.

Muitas vezes uma linguagem pode ser usada nos dois paradigmas, indo à critério do desenvolvedor escolher qual melhor se adequa ao cenário, à exemplo a linguagem C++ (evolução do C, que é puramente procedural) que pode ser utilizada tanto de forma orientada a objeto quanto de forma estrutural.

Uma rápida ao desenvolver um código com elas:

Estruturada/Procedural          POO

Tipos de dados                 Classes

Variável                                 Objeto

Função                                 Método

Chamada de Função          Envio de Mensagem

Na POO encontramos diversos outros pilares como: herança, polimorfismo, abstração e encapsulamento  

Explicação:

10 linhas para discorrer por este assunto é um tanto bastante limitado. Tentei ser o mais sucinto possível.

Perguntas interessantes