Dentro dos conceitos de economia, a macroeconomia, seria o estudo da Economia dos Agregados. Por definição, seria a parcela responsável pelo estudo dos grandes agregados, como a produção nacional, a despesa nacional, tendo como principal interesse a análise dos grandes problemas que afetam a toda a sociedade.
De acordo com Rossetti “Para abranger as dimensões deste universo teórico, a macroeconomia desdobra-se nos dois grandes conjuntos: os sistemas de contabilidade social, os balanços internacionais de pagamentos e a análise de macro variáveis reais e financeiras. As finanças públicas, a economia monetária, a economia internacional e as teorias do crescimento e do desenvolvimento fazem parte deste universo. Os sistemas de contas nacionais e outros levantamentos sistematizados suprem os dados exigidos para a compreensão e a modelação da realidade macroeconômica. De correntemente, a metodologia dominante da investigação macroeconômica é indutiva. Deve ter ficado evidente que as palavras e expressões-chave que mais empregamos para elucidar o conceito e o campo de interesse da macroeconomia foram agregados, conjunto, totalizado, como um todo, níveis gerais e grandes escalas. Efetivamente, enquanto a microeconomia cuida de aspectos da realidade econômica em escala reduzida, a macroeconomia trata de questões de grande escala”.
Referência: Rossetti J.P. - Introdução a Economia, Editora Atlas, São Paulo, 2016, 45 p.
Conforme o conceito de Macroeconomia, faça o que se pede a seguir.
a) Aponte quais são os 03 problemas macroeconômicos mais importantes, justifique porque eles afetam a vida população e porque trazem tantas preocupações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Os 3 indicadores macroeconômicos mais importantes são o PIB, a inflação e o desemprego. Normalmente, problemas nesses indicadores vêm juntos, porque eles costumam estar bem associados.
O PIB é um indicador que mede a atividade econômica e a sua retração indica problemas para a população (redução da oferta de emprego, por exemplo).
O desemprego por sua vez, reduz o número de pessoas com renda e portanto, reduz o consumo, prejudicando a economia.
Por último, a inflação corrói a renda do trabalhador e quando descontrolada, aumenta expressivamente a pobreza.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás