Dentro do pensamento comportamentalista, a ênfase é dada nas relações entre o ambiente e o comportamento. No que diz respeito à perspectiva Behaviorista, o foco está no papel dos estímulos ambientais em nossa forma de agir. Dessa maneira, a aprendizagem, de acordo com essa visão, “é uma mudança no comportamento que ocorre como resultado da experiência” (GLASSMAN, 2008, p. 122).
Sobre a Teoria Comportamental, analise as afirmações abaixo:
I. O Behaviorismo, em sua base, é formado pelos pressupostos da Parcimônia, a qual, na filosofia, compreende-se como um princípio que busca explicações mais complexas possíveis para cada evento, para além daquilo que é possível observar.
II. Para o Behaviorismo, há uma distinção entre reflexos e ações voluntárias. Podemos dizer que o termo ‘reflexos’ corresponde às respostas dadas quando o sujeito aprende um comportamento com base no comportamento de outros ao seu redor.
III. O Behaviorismo é distinguido por sua ênfase na relação entre os comportamentos observáveis, isto é, nas respostas do sujeito aos estímulos externos e aos eventos ambientais. Logo, segundo essa concepção, a experiência humana pode ser compreendida como inter-relações entre os estímulos e as respostas.
IV. Condicionamento clássico, no qual dizemos, de acordo com a perspectiva Behaviorista, que é o estudo da aprendizagem que envolve estímulos, respostas e a oferta de recompensas.
V. Compreende-se que a extinção do comportamento no condicionamento clássico ocorre quando há uma cessação de respostas, diante da apresentação do estímulo condicionado repetidas vezes, sem a oferta da recompensa, isto irá progressivamente extinguir o comportamento condicionado.
VI. O condicionamento é toda conexão entre uma resposta e um estímulo, mesmo quando não há continuidade ou repetição.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
IV e V
Explicação:
pag 53 e 54 do livro
Perguntas interessantes