Biologia, perguntado por julianasind, 10 meses atrás

Dentro do licenciamento ambiental ou da regularização ambiental de empreendimentos que tem algum caráter lesivo ao meio ambiente, existem muitos tipos de projetos que são solicitados, vários exigidos por leis e outros fundamentados pelos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMA) e órgãos municipais (SAMPAIO et al., 2018). SAMPAIO, A. C. F.; SILVA, M. E. Z. ; PARDO, P. Gestão de Projetos Ambientais. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado). Considerando os estudos e projetos ambientais, relacione o projeto ambiental com seu respectivo termo de referência.

(1) Estudo de Impacto e Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV).
(2) Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
(3) Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
(4) Projeto de Controle de Poluição Ambiental (PCPA).

( ) Deve apontar a forma correta de gerenciamento em todas as fases: segregação, acondicionamento, coleta interna e armazenamento temporário, coleta externa e transporte, destinação final.
( ) Deve prever os impactos do empreendimento sobre a área de vizinhança e proposição de medidas antes e depois do empreendimento ou atividade instalada.
( ) Deve conter informações sobre o processamento industrial, sobre: a água, águas pluviais, esgoto sanitário, efluente, resíduos e emissões atmosféricas.
( ) Deve conter a origem da degradação, com a identificação e a causa da degradação ou alteração.

A sequência correta é: Alternativas

Alternativa 1: 1; 2; 3; 4.
Alternativa 2: 2; 1; 4; 3.
Alternativa 3: 4; 1; 2; 3.
Alternativa 4: 4; 2; 1; 3.
Alternativa 5: 4; 3; 2; 1.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nosleal
4

Resposta:

Alternativa 2: 2; 1; 4; 3.

Explicação:

Respondido por raphaelrv
2

Resposta:

Alternativa 2: 2; 1; 4; 3.

Explicação:

(1) Estudo de Impacto e Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV).

(2) Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

(3) Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

(4) Projeto de Controle de Poluição Ambiental (PCPA).

(2) Deve apontar a forma correta de gerenciamento em todas as fases: segregação, acondicionamento, coleta interna e armazenamento temporário, coleta externa e transporte, destinação final.

Vide p. 130 do livro. “3. Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos - é apontada a forma correta de gerenciamento dos resíduos, em todas as seguintes fases: segregação, acondicionamento, coleta interna e armazenamento temporário, coleta externa e transporte, destinação final.”

(1) Deve prever os impactos do empreendimento sobre a área de vizinhança e proposição de medidas antes e depois do empreendimento ou atividade instalada.

Vide p. 125 do livro. “■ Impactos do empreendimento sobre a área de vizinhança e proposição de medidas - os impactos devem ser analisados informando qual área de abrangência foi adotada para o estudo (área de influência direta ou indireta), caracterizando o ambiente natural e construído, antes e depois do empreendimento ou atividade instalada. É nesse item que se identificam os impactos positivos e negativos, as medidas minimizadoras, mitigadoras e/ou compensatórias, bem como o prazo e o responsável pela aplicação das mesmas.”

(4) Deve conter informações sobre o processamento industrial, sobre: a água, águas pluviais, esgoto sanitário, efluente, resíduos e emissões atmosféricas.

Vide p. 117 do livro.  

“2. Informações sobre o processamento industrial - incluir dados sobre as matérias-primas e produtos auxiliares, os produtos fabricados e o fluxograma com descrição detalhada dos processos e operações industriais.

3. Informações sobre a água utilizada - citar as fontes de abastecimento e seus usos, e os processos de tratamento.

4. Informações sobre águas pluviais - fazer uma descrição do sistema de captação, transporte e disposição das águas pluviais.

5. Informações sobre os Esgotos Sanitários - descrever o sistema de coleta e tratamento, fornecendo também dados de vazão. Incluir a disposição inal adotada para os esgotos sanitários (iniltração, lançamento em rede e/ou lançamento em corpos hídricos, etc.).

6. Informações sobre os Eluentes Líquidos Industriais - apresentar o balanço hídrico e informações quantitativas e qualitativas, bem como informações sobre a disposição inal dos eluentes líquidos.

7. Informações sobre as Emissões Gasosas - indicar as fontes de poluição do ar, a produção típica dos processos, indicando o tempo de operação dos processos. Caracterizar as chaminés e outros tipos de combustíveis utilizados no processo industrial. Apresentar o enquadramento dos padrões de emissão e de condicionamento a serem atendidos, com as respectivas justiicativas.

8. Informações sobre os Resíduos Sólidos Industriais - apresentar relação completa dos resíduos sólidos industriais, indicando sua origem, produção diária (peso e volume), características (estado físico, composição química, peso especíico), processamento (tipo de acondicionamento e de remoção) e destinação inal (incineração, aterros, etc.).”

(3) Deve conter a origem da degradação, com a identificação e a causa da degradação ou alteração.

Vide p. 115 do livro.

“2. Origem da Degradação - identiicação da área degradada ou alterada, com a causa da degradação ou alteração, descrição da atividade causadora do impacto e os efeitos causados ao ambiente.”

Perguntas interessantes