ENEM, perguntado por gabrielciai, 1 ano atrás

Dentro do contexto das políticas de Donald Trump com relação à República Popular da China, leia os trechos abaixo extraídos do "Boletim de Conjuntura NERINT", publicado em Janeiro de 2017, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"A retórica do então presidenciável seguiu em direção à República Popular da China, com as suas alegações de que a entrada da China na Organização Mundial do Comércio, em 2001, iniciou uma 'guerra comercial' entre China e EUA, a qual os estadunidenses estariam perdendo. Nessa mesma linha, um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro estabeleceu [...] pilares centrais desse conflito econômico, direcionando as suas críticas à postura chinesa".

"Trump e Navarro argumentaram em favor da adoção de políticas econômicas protecionistas (supostamente "defensivas") no comércio EUA-China, nominalmente através de 45% em tarifas sobre as importações chinesas, apontando para a eventual deterioração de suas relações bilaterais (Navarro 2016). No Fórum Econômico Mundial em Davos, 2017, o presidente Chinês Xi Jinping criticou indiretamente - sem nem ao menos citar os EUA ou Donald Trump - as posturas protecionistas indicadas recentemente, postando-se como 'um líder comunista, campeão da globalização e do livre-mercado' (The Economist 2017)".

A partir do contexto dos trechos acima e das retóricas de Donald Trump, leia os itens a seguir.

I. Políticas de desvalorização cambial forçadas.
II. Operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense.
III. Vantagens comparativas chinesas no mercado global.
IV. Práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado.

Entre os itens anteriores, pode-se dizer que as críticas do governo Trump governo com relação á China dizem respeito a:

A. I , apenas.
B. I e II, apenas.
C. I, III e IV.
D. I, II e IV.
E. II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por alzirahelo
1
Resposta correta letra C l , lll, lV

vivianazevedo1: Tá errada, é a I, II e IV.
Respondido por thaissm1
14
LETRA D:I, II E IV. DE ACORDO COM UM SITE NA INTERNET DIZ:
"Nessa mesma linha, um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais desse conflito econômico, direcionando as suas críticas à postura chinesa: primeiro, as políticas de desvalorização cambial forçadas; segundo, as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado; e terceiro, as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense".
Perguntas interessantes