Dentro do contexto da educação física voltado aos estudantes com deficiência, existe uma área do conhecimento chamada Educação Física Adaptada, que se divide em duas modalidades: a educação física adaptada e a educação física inclusiva. Qual dessas modalidades é praticada na Escola Municipal Floriano Peixoto, apresentada nessa reportagem, e por quê?
Soluções para a tarefa
Inclusiva
A necessidade de transformação das escolas, com a inclusão dos professores e dos pais de alunos com deficiência nas atividades e a importância da prática esportiva para a inclusão, o desenvolvimento e sociabilidade de crianças com deficiência.
Souza é um dos professores participantes do projeto Portas Abertas para a Inclusão, do Instituto Rodrigo Mendes, que oferece cursos para o desenvolvimento de projetos inclusivos nas escolas. Ao longo do projeto, o educador conta que percebeu a necessidade de transformação das escolas, com a inclusão dos professores e dos pais de alunos com deficiência nas atividades.
A Educação Física adaptada não se diferencia em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização especiais que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente. Na Escola Municipal Floriano Peixoto, preceitua o conceito de Educação Física Inclusiva. Nesta modalidade de educação física, os alunos portadores de deficiência praticam atividades com as demais crianças sem necessidades, incluindo-os sem distinção.